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Surf cresce em popularidade no Brasil e aproxima relação com marcas

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Tempo de Leitura 4 min

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28 de abr. de 2023

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Notícias

Desde a sua estreia como esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o surf arrebatou uma nova legião de fãs mundo afora. Novatos ou veteranos, os amantes das ondas estão cada vez mais no centro da atenção das marcas. De acordo com uma pesquisa realizada pela YouGov, os fãs do esporte são estatisticamente mais propensos a comprar produtos e serviços de marcas que patrocinam seus times e atletas favoritos.

No Brasil, o crescimento da popularidade do surf chama a atenção e gera um buzz inédito sobre as competições sediadas no país. No primeiro trimestre de 2023, a atenção sobre os eventos ou etapas de torneios do esporte cresceu sete pontos percentuais - uma curva que acompanha o aumento da percepção dos anúncios destes eventos, que cresceu oito pontos percentuais. Neste cenário, 66% dos fãs do surf afirmam que percebem consistentemente os patrocinadores de eventos esportivos, um número estatisticamente maior do que os 54% dos fãs de outras modalidades.

Dados da pesquisa publicada pela YouGov indicam, também, boas de anúncios para captação dos consumidores desse nicho, como por exemplo, os anúncios on-line, que impactam cerca de 74% dos fãs do surf. No entanto, esta aproximação envolve estratégias específicas, que devem levar em consideração os desejos e os gostos deste público.

O que querem os amantes do surf? 

Durante o estudo, a YouGov apresentou quatro afirmações aos participantes da pesquisa e, em seguida, perguntou se eles concordavam ou discordavam de cada afirmação. Os resultados da dinâmica indicam que, embora componham um público atrativo, os fãs brasileiros de surf são mais exigentes do que os fãs de outros esportes.

80% dos respondentes afirmaram nunca realizar uma grande compra sem ter a certeza de que estão bem informados sobre o que estão adquirindo. A preocupação se reflete em outro desejo comum à maioria dos entrevistados: o cuidado com a sustentabilidade ambiental, por parte das marcas, na organização de eventos dedicados ao esporte.

Para os fãs de surf, a pauta sustentabilidade consiste em algo muito maior do que as expectativas sobre as marcas: ela reflete ativamente no cotidiano destas pessoas. Nesse cenário, o estudo aponta que outro canal muito eficaz de comunicação com este grupo é a publicidade no transporte público, incluindo paradas de ônibus e os próprios ônibus, pois tendem a serem vistos por sete em cada 10 brasileiros deste nicho.

Outro elemento enfatizado pelos fãs de surf no país é a importância da percepção de ideais de diversidade e inclusão durante a organização de eventos. Atender a estes desejos é crucial para a estratégia das marcas que desejam explorar o mercado: 53% dos entrevistados disseram que deixariam de comprar produtos de uma marca caso discordassem dela em uma questão controversa.

O que fazem as marcas 

Na segunda-feira (24), o Saquarema Surf Festival abriu a temporada do Circuito Banco do Brasil de Surfe. A principal etapa do Qualifying Series no Brasil acontece sob a chancela da World Surf League (WSL) e é patrocinada pelo Banco do Brasil e pela G-Shock, além de apoiadores como Garytos, Cerveja Enseada e New Era, que assina o boné oficial do evento.

Para a etapa, que termina no dia 30, o Banco do Brasil trouxe uma série de ativações para se conectar com o público presente, gerando visibilidade, engajamento e lembrança da marca. Uma delas é a Prancha Elástica BB, uma estrutura com prancha suspensa que permitirá aos fãs uma visão privilegiada da competição e das atrações de entretenimento presentes na arena.

Além disso, o Banco mantém as tradicionais atrações que marcam sua presença nas etapas da WSL, como quadra de vôlei de praia, quadra de beach tênis, mesa de futmesa, área kids, pintura de camisetas com Tom Veiga, aulas de Ioga, aulas de fitdance e surf elástico.

Enquanto isso, a G-Shock fará uma demonstração de sua linha de relógios no estande da marca no evento, permitindo ao público conhecer qual o modelo mais adequado para suas atividades. Os visitantes que realizarem a compra no e-commerce da marca durante o evento ganharão ainda entradas para a área VIP, podendo ficar próximo dos atletas. Além disso, a marca estampará a Lycra dos surfistas presentes na etapa e também toda comunicação visual do evento, inclusive na transmissão online.

A G-Shock também está promovendo uma ação em parceria com a Blue Birds, que conta com a participação de crianças das escolas municipais de Saquarema. As marcas estão realizando uma gincana sustentável de coleta de micro plástico na areia, onde os resíduos coletados serão transformados em um quadro. Todas as crianças participantes ganharão um brinde surpresa.

Garytos e Cerveja Enseada promovem ações para cuidar do estômago do público. A cada chamada de anúncio da Garytos no evento, os cinco primeiros visitantes que postarem, seguirem e marcarem a marca no Instagram - levando ao estande a comprovação da participação - ganharão um dos produtos Garytos: Garytos 120g, Tortijas, Taco Night. Já a Cerveja Enseada levará à área VIP da arena geladeiras e chopeiras exclusivas da marca, para que convidados e patrocinadores curtam o evento e o show de surf da melhor maneira possível.

Leia também: Esporte é a plataforma de patrocínio mais utilizada no Brasil

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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