O termo “jornada” é corriqueiro na rotina de profissionais de Marketing e vendas. Afinal, seu pleno significado pode ser utilizado para descrever várias progressões estratégicas que demandam atenção diária, como por exemplo, o percurso de uma mensagem por diferentes canais de distribuição.
Neste recorte, poucas ferramentas são tão importantes quanto o CRM. Em entrevista concedida a Bruno Mello no CMO Summit, Antônio Augusto Santos, Diretor de Marketing de Consumo na Unilever Brasil, explicou que em cadeias de de produtos de bens de consumo de massa, é crucial que todos os dados dos diferentes atores sejam integrados.
Para isso, é preciso que as empresas adotem pontos de vista que contemplam ângulos além da visão do cliente final. “A leitura do CRM deve incluir todos os atores envolvidos em uma jornada, como distribuidores, equipes de vendas e pontos de uso dos produtos. Isso permite que a mensagem certa seja entregue no momento certo para cada elo da cadeia”, disse Santos.
Este cuidado é bem-vindo sobretudo em cadeias de produtos de bens de consumo de massa, como as da Unilever, que muito se beneficiam de uma integração completa dos dados dos atores que participam de cada elo. Assim, o CRM se transforma em uma base para a construção de uma estratégia de canais de distribuição eficaz, possibilitando a coleta e análise de dados que ajudam a otimizar a comunicação e a oferta de produtos.
A íntegra da entrevista com Antônio Augusto Santos faz parte da programação do CMO Summit 2024. O maior evento focado em CMOs do Brasil começa no próximo dia 15 e as inscrições continuam abertas no site.
Leia também: Spoiler CMO Summit: Ford se reposiciona para atrair novos públicos
COMPARTILHAR ESSE POST