MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Sourcing estratégico e o impacto para o segmento de papelaria

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de ago. de 2024

CATEGORIA

Artigos

O sourcing estratégico é um elemento essencial para o sucesso das empresas de papelaria. A prática de buscar, selecionar e homologar fornecedores adequados impacta diretamente a qualidade e o preço dos produtos, além de contribuir para uma cadeia de fornecimento sustentável. De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de produtos de papelaria foi avaliado em US$ 151,46 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de 5% ao ano até 2030. Ou seja, é um segmento com enorme potencial para as marcas que desejam se destacar e crescer de maneira mais eficiente.

A prática de strategic sourcing surgiu na década de 1980, visando desafiar os profissionais de compras a adotarem uma visão mais estratégica. O resultado desse movimento foi uma transformação positiva na área, trazendo ferramentas e métodos que ainda são muito utilizados, visto que beneficiam todas as etapas da cadeia de produção.A seleção criteriosa de fornecedores garante melhores preços, negociações eficazes e custos otimizados, resultando em produtos mais acessíveis e de alta qualidade, atendendo às expectativas dos clientes. Prazos confiáveis, acordados com os fornecedores, também ajudam a cumprir metas de produção e evitar atrasos, melhorando a experiência do consumidor.

Além disso, um processo de pesquisa eficiente também é essencial. Isso envolve análise de mercado e avaliação de fornecedores potenciais, gerando benefícios para empresas e clientes. A pesquisa também abre portas para novos fornecedores e tecnologias inovadoras, aumentando a competitividade.

Entender as necessidades do público-alvo permite desenvolver produtos que atendam de maneira mais específica e eficiente as suas demandas. Consumidores se beneficiam de produtos de alta qualidade a preços competitivos, vivenciando uma experiência de compra positiva.

Dessa forma, no segmento de papelaria, o sourcing estratégico não só aumenta os padrões de qualidade e eficiência, mas também promove uma cadeia de fornecimento estruturada e sustentável, capaz de responder rapidamente às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores.

*Rafael Assmann Rodrigues é gerente de sourcing no Grupo Leonora.

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme