MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Sourcing estratégico e o impacto para o segmento de papelaria

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de ago. de 2024

CATEGORIA

Artigos

O sourcing estratégico é um elemento essencial para o sucesso das empresas de papelaria. A prática de buscar, selecionar e homologar fornecedores adequados impacta diretamente a qualidade e o preço dos produtos, além de contribuir para uma cadeia de fornecimento sustentável. De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de produtos de papelaria foi avaliado em US$ 151,46 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de 5% ao ano até 2030. Ou seja, é um segmento com enorme potencial para as marcas que desejam se destacar e crescer de maneira mais eficiente.

A prática de strategic sourcing surgiu na década de 1980, visando desafiar os profissionais de compras a adotarem uma visão mais estratégica. O resultado desse movimento foi uma transformação positiva na área, trazendo ferramentas e métodos que ainda são muito utilizados, visto que beneficiam todas as etapas da cadeia de produção.A seleção criteriosa de fornecedores garante melhores preços, negociações eficazes e custos otimizados, resultando em produtos mais acessíveis e de alta qualidade, atendendo às expectativas dos clientes. Prazos confiáveis, acordados com os fornecedores, também ajudam a cumprir metas de produção e evitar atrasos, melhorando a experiência do consumidor.

Além disso, um processo de pesquisa eficiente também é essencial. Isso envolve análise de mercado e avaliação de fornecedores potenciais, gerando benefícios para empresas e clientes. A pesquisa também abre portas para novos fornecedores e tecnologias inovadoras, aumentando a competitividade.

Entender as necessidades do público-alvo permite desenvolver produtos que atendam de maneira mais específica e eficiente as suas demandas. Consumidores se beneficiam de produtos de alta qualidade a preços competitivos, vivenciando uma experiência de compra positiva.

Dessa forma, no segmento de papelaria, o sourcing estratégico não só aumenta os padrões de qualidade e eficiência, mas também promove uma cadeia de fornecimento estruturada e sustentável, capaz de responder rapidamente às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores.

*Rafael Assmann Rodrigues é gerente de sourcing no Grupo Leonora.

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme