Até o final do ano, a produção global de cacau deverá sofrer um déficit de 374 mil toneladas (11% em comparação a 2023), de acordo com a Organização Internacional do Cacau. Como efeito, a diminuição provocou um aumento de 300% no preço do fruto.
Os motivos para a crise orbitam ao redor de práticas pouco sustentáveis. A degradação do solo e a mineração ilegal de ouro em países produtores são as principais preocupações em relação ao fornecimento do ponto de vista socioeconômico.
Francis de Campos Ferreira, Global Taste Portfolio Diretor para Extratos de Cacau e aromas de Chocolate da Kerry, afirmou que a crise apresenta tanto desafios quanto uma oportunidade crucial para a inovação e a mudança no fornecimento de cacau.
Pensando nisso, a empresa desenvolveu soluções alternativas para o aproveitamento total da atual oferta do cacau e busca incentivar outras empresas do setor a abraçarem opções mais sustentáveis, criando receitas menos dependentes do fruto em sua forma integral.
Na estratégia da Kerry, o caminho para combater a escassez passa pela exploração dos aromas artificiais, alternativas versáteis e inovadoras de sabores de cacau para o setor de alimentos e bebidas, que proporcionam uma opção aos produtos tradicionais derivados da amêndoa do cacau.
A companhia pretende utilizar a experiência de seus cientistas de alimentos e especialistas em aromas para criar soluções para as complexidades dos ajustes nas receitas dos produtos, que podem ser resolvidas sem a perda de sabor autêntico do cacau.
Leia também: Cacau Show adquire Grupo Playcenter e criará parque temático de chocolate
COMPARTILHAR ESSE POST