MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Sol do Amanhã: Assaí lança novo logo para comemorar 50 anos de existência

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

19 de fev. de 2024

CATEGORIA

Negócios

O Assaí Atacadista fez raiar nesta segunda-feira, 19, o “Sol do Amanhã”. Principal elemento da identidade visual construída pela marca, o astro que ilumina o logotipo foi renovado para comemorar os 50 anos de história da empresa, fundada em 1974. O conceito da mudança se conecta ao posicionamento adotado pelo Assaí no início de 2023, sob o mote “Para todos, de Sol a Sol”.

Para desenhar a nova face, a empresa buscou inspiração em diferentes berços culturais. A imagem faz uma homenagem à origem do nome da empresa, derivado da palavra japonesa “asahi”, que, traduzida, significa “sol da manhã”. Outra inspiração é o clássico literário “O Sol é para todos”, escrito por Harper Lee em 1960.

As fontes de inspiração foram acompanhadas por estudos de marca realizados em colaboração com a Troiano Branding, empresa especialista em construção de marca, e a StarMKT. Durante os exercícios, a força-tarefa identificou seis elementos-chave do Assaí, traduzindo-os visualmente em seguida.

O sol é para todos: suas cores, agora mais definidas, representam em seu colorido a ideia de um lugar mais democrático e inclusivo.O brilho da simplicidade: o brilho formado por suas antigas ondas agora está mais simples, objetivo e sem interferências.De sol a sol: ao destacar o sol, a marca mostra determinação e o orgulho que tem de ser um verdadeiro sol nascente.Sonhos iluminados: a nuance gradativa das cores quentes traz o calor e o brilho de uma luz solar que ilumina o olhar de quem vê.Energia que impulsiona: a tipografia se libertou ao adotar toda a energia que o módulo continha. E essa liberdade impulsionou o crescimento do nome Assaí, agora mais evidente e poderoso.Calor que acolhe: o sol ganhou o protagonismo da marca, está mais vivo, leve e confortável. Um desejo de ser um sol mais simples e próximo.

Segundo Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes da Companhia, a evolução do logo reflete o crescimento da marca ao longo das últimas décadas e representa o desenvolvimento contínuo de uma marca que trabalha incansavelmente, de Sol a Sol, para fazer parte do cotidiano dos clientes.

assai logos

Os detalhes técnicos O recém-lançado logotipo resgatou a ideia de representar os tons solares em linhas retas para, ao mesmo tempo, trazer a história do primeiro semicírculo na linha do tempo da marca e preservar os espaços de cores. Assim, as nuances do gradiente solar permanecem na mesma altura das ondas do novo desenho.

Além disso, pela primeira vez desde o início da utilização do Sol, a presença das letras e dos seus alinhamentos proporcionados pelas serifas substituem o retângulo do módulo, aumentando significativamente o nome da marca. Com a designação do negócio mais suave e espaçado, as letras estão mais livres, com um respiro maior, permitindo uma leitura mais confortável, sem perder a presença.

Sobre a construção do novo logotipo, Marli comenta que o processo foi pautado pela compreensão de que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisam transmitir uma mensagem objetiva e transparente sobre o negócio, e, portanto, a nova identidade busca ser compatível com a realidade do público e autêntica em expressar a brasilidade da marca.

O novo logo já estampa todos os pontos de contato digitais da marca (site, aplicativo e redes sociais) e todas as lojas inauguradas da Companhia em 2024 e 2025 já estarão com a nova identidade visual. Atualmente, testes foram realizados em três lojas localizadas em São Luís (MA), Bauru (SP) e na primeira loja do Assaí, na Vila Carrão, em São Paulo (SP).

Leia também: Principais conceitos e insights de branding para PMEs, segundo Jaime Troiano

Jaime Troiano - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme