O comportamento do consumidor nunca foi tão dinâmico. No cenário digital atual, as interações são multimodais e fluem entre pesquisas, vídeos, navegação e compras, muitas vezes acontecendo simultaneamente. Esse fenômeno foi destaque no Think with Google, evento realizado nesta terça-feira, no Transamérica Expo Center, que reuniu profissionais de Marketing para debater os impactos dessa nova jornada de consumo.
De acordo com o Google, os consumidores interagem, em média, com mais de 130 pontos de contato móveis por dia. Isso significa que marcas e anunciantes precisam estar presentes nos momentos certos para capturar a atenção e influenciar decisões.
A companhia apresentou as principais ações que guiam essa jornada: Search (busca), Scrolling (rolagem), streaming e compras.
As buscas evoluem com IA, trazendo respostas mais intuitivas e experiências visuais com o Google Lens, que já soma 20 bilhões de pesquisas mensais. “Nunca foram feitas tantas novas buscas. Os jovens, principalmente, fazem muitas pesquisas. Para quem quer aparecer, é preciso ter modalidade: utilize fotos, vídeos, textos e múltiplos recursos. Hoje cada vez mais é importante ter maior detalhadamente de conteúdo e formatos disponíveis”, contou Gustavo Souza, diretor de Produtos Publicitários do Google Brasil.

Veja detalhadamente os comportamentos dos consumidores que já impactam as estratégias:
Searching: a nova era da busca
A forma como os consumidores pesquisam está evoluindo. Ferramentas como Gemini, Google Lens e as Visões Gerais Criadas por IA (AI Overviews) estão tornando as buscas mais intuitivas e personalizadas. Atualmente, o Google processa mais de cinco trilhões de pesquisas por ano e as AI Overviews já impactam um bilhão de pessoas por mês, ampliando as oportunidades para marcas se destacarem nos resultados de busca.
O Google Lens, que possibilita pesquisas visuais, já é utilizado em mais de 20 bilhões de consultas mensais, mostrando que a descoberta de produtos e informações vai muito além do tradicional texto digitado na barra de pesquisa.
Scrolling: da navegação passiva à decisão de compra
Nas telas dos smartphones, o hábito de rolar o feed tornou-se o novo "olhar vitrines". Os consumidores navegam em busca de inspiração e, com o estímulo certo – seja um vídeo curto, um posicionamento estratégico de produto ou um influenciador –, podem converter a curiosidade em decisão de compra.
Plataformas como Google e YouTube lideram essa jornada, com 83% dos consumidores afirmando que as utilizam diariamente. O YouTube Shorts, por exemplo, já conta com dois bilhões de usuários ativos por mês e mais de 70 bilhões de visualizações diárias. No Brasil, 73% dos entrevistados em uma pesquisa do instituto Material afirmaram que o Shorts oferece vídeos mais alinhados aos seus interesses, e 85% disseram que a plataforma os ajuda a descobrir e aprofundar-se em temas de interesse.

Streaming: engajamento contínuo e personalizado
O streaming já não se limita a filmes e músicas – é um consumo constante e altamente segmentado. O YouTube, por exemplo, lidera o mercado de vídeos, com mais de 1 bilhão de horas assistidas diariamente nas TVs conectadas. O diferencial para as marcas está no sequenciamento de conteúdo, na personalização via IA e no storytelling interativo, que transformam visualizações passivas em engajamento real.
Destaque também para o YouTube Shorts, que é a única plataforma que permite levar vídeos curtos do celular para a TV, ampliando o alcance do conteúdo e conectando diferentes formatos de exibição.
Shopping: do clique à conversão
A jornada de compra está cada vez mais descentralizada. Globalmente, os consumidores fazem mais de um bilhão de compras por dia na Pesquisa Google. Além disso, o YouTube se tornou um canal essencial para decisões de compra: usuários da plataforma são 98% mais propensos a confiar nas recomendações de criadores de conteúdo do que em anúncios tradicionais.
Com consumidores explorando múltiplas fontes antes de finalizar uma compra, as marcas precisam garantir presença em cada etapa do funil – da descoberta ao checkout.
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