MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Se você não gosta de números, bom profissional de Marketing não é

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de jun. de 2024

CATEGORIA

Editorial

Eu sei: você veio para o lado da comunicação e do Marketing, das humanas, porque nunca se deu bem com os números. Ou, mesmo que sempre tenha gostado dessa área, as contas sempre representaram um desafio para você. Comigo, jornalista, não é diferente. O título deste editorial não é exagerado: é até reducionista porque esconde algo que vai além dos números.  Na verdade, o bom profissional de Marketing hoje precisa não apenas lidar bem com os números, mas com raciocínio lógico. Entre as principais habilidades de um profissional da área, está gerenciar riscos. Quando o McDonald's resolveu mudar o nome para Méqui aqui no Brasil, uma das iniciativas que eles mais gastaram energia foi pensando nos riscos que essa estratégia poderia ter. E se der errado?  E, um adendo importantíssimo: não precisa ser um movimento desse porte, em uma marca e empresa gigantes. É o seu dia a dia. Quando você está escolhendo um influenciador digital para uma ação com a sua marca, você precisa gerenciar riscos. Imagina: você fez uma ação com um criador de conteúdo e, no dia seguinte, ele está envolvido em um escândalo. Indo além: essa contratação está alinhada com todos os seus guides de marca? Não é fácil ter uma pessoa 100% alinhada. A quem você poderá desagradar?  Levando em consideração que deu tudo certo, vamos aos números? O quanto esta iniciativa contribuiu para vendas ou para a saúde da marca? Você consegue comprovar cada centavo investido? Eu sei que não é simples, mas existem indicadores? Em pleno 2024, ou você demonstra os resultados com números (positivos, de preferência), ou logo logo perderá credibilidade (e a sua cadeira).  Estou falando de uma ação específica e digital, onde conseguimos medir tudo. Agora, indo para alguns degraus acima: você sabe, exatamente, o custo de aquisição de cada cliente, por canal, e o quanto ele contribui para o resultado da companhia, o famoso lifetime value (LTV)? Não estou falando nada novo. Se buscarmos alguns editoriais passados e até reportagens do ano de lançamento do Mundo do Marketing, em 2006, já falávamos da importância dos números. Até o termo Matemarketing já usávamos.  A questão aqui é, mais uma vez, chamar a sua atenção para a necessidade de ser mais estratégico e orientado a dados. Da necessidade de você olhar mais para os números, indicadores e causalidades. O Marketing hoje é uma ciência muito mais próxima das ciências exatas, do que das humanas, pois, com os números, podemos entender melhor o comportamento das pessoas.  Não estou dizendo, com isso, que o campo das ideias perderam importância, pelo contrário. Estão ainda mais valorizadas porque, quando se olha para os números de forma curiosa e analítica, pode-se extrair grandes insights. Logo, mesmo que você não esteja muito ligado a área de negócios do Marketing, onde os números são fundamentais, saiba que até a criação carece de um olhar númerico. 

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Editorial

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme