Eu sei: você veio para o lado da comunicação e do Marketing, das humanas, porque nunca se deu bem com os números. Ou, mesmo que sempre tenha gostado dessa área, as contas sempre representaram um desafio para você. Comigo, jornalista, não é diferente. O título deste editorial não é exagerado: é até reducionista porque esconde algo que vai além dos números. Na verdade, o bom profissional de Marketing hoje precisa não apenas lidar bem com os números, mas com raciocínio lógico. Entre as principais habilidades de um profissional da área, está gerenciar riscos. Quando o McDonald's resolveu mudar o nome para Méqui aqui no Brasil, uma das iniciativas que eles mais gastaram energia foi pensando nos riscos que essa estratégia poderia ter. E se der errado? E, um adendo importantíssimo: não precisa ser um movimento desse porte, em uma marca e empresa gigantes. É o seu dia a dia. Quando você está escolhendo um influenciador digital para uma ação com a sua marca, você precisa gerenciar riscos. Imagina: você fez uma ação com um criador de conteúdo e, no dia seguinte, ele está envolvido em um escândalo. Indo além: essa contratação está alinhada com todos os seus guides de marca? Não é fácil ter uma pessoa 100% alinhada. A quem você poderá desagradar? Levando em consideração que deu tudo certo, vamos aos números? O quanto esta iniciativa contribuiu para vendas ou para a saúde da marca? Você consegue comprovar cada centavo investido? Eu sei que não é simples, mas existem indicadores? Em pleno 2024, ou você demonstra os resultados com números (positivos, de preferência), ou logo logo perderá credibilidade (e a sua cadeira). Estou falando de uma ação específica e digital, onde conseguimos medir tudo. Agora, indo para alguns degraus acima: você sabe, exatamente, o custo de aquisição de cada cliente, por canal, e o quanto ele contribui para o resultado da companhia, o famoso lifetime value (LTV)? Não estou falando nada novo. Se buscarmos alguns editoriais passados e até reportagens do ano de lançamento do Mundo do Marketing, em 2006, já falávamos da importância dos números. Até o termo Matemarketing já usávamos. A questão aqui é, mais uma vez, chamar a sua atenção para a necessidade de ser mais estratégico e orientado a dados. Da necessidade de você olhar mais para os números, indicadores e causalidades. O Marketing hoje é uma ciência muito mais próxima das ciências exatas, do que das humanas, pois, com os números, podemos entender melhor o comportamento das pessoas. Não estou dizendo, com isso, que o campo das ideias perderam importância, pelo contrário. Estão ainda mais valorizadas porque, quando se olha para os números de forma curiosa e analítica, pode-se extrair grandes insights. Logo, mesmo que você não esteja muito ligado a área de negócios do Marketing, onde os números são fundamentais, saiba que até a criação carece de um olhar númerico.
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