A escolha entre produtos indulgentes ou saudáveis é influenciada pela missão de compra do shopper, pelo canal selecionado e pela ocasião de consumo, segundo dados da Neogrid. Uma pesquisa da Horus, especializada em soluções para a gestão da cadeia de consumo, aponta que indulgência e saudabilidade podem conviver pelo menos quando analisado o carrinho de compras do consumidor.
Os produtos indulgentes se destacam em compras não planejadas, no varejo de vizinhança e em momentos festivos. É importante, no entanto, ter cuidado ao clusterizar shoppers, pois suas compras não se limitam exclusivamente a produtos saudáveis ou indulgentes. Compreender esses e tantos outros comportamentos do shopper e extrair dados inteligentes que se transformam em insights acionáveis são essenciais tanto para o varejo quanto para a indústria.
Segundo o estudo, 35,4% dos alimentos e bebidas disponíveis em gôndola apresentam atributos nutricionais - ou seja, são mais saudáveis -, ao passo que 50,7% dos itens são indulgentes: têm baixo teor nutricional e são associados a ocasiões de consumo de prazer. Os outros 13,8% dizem respeito a produtos que compõem a cesta básica. Essa oferta também se reflete nas compras: indulgentes com incidência de 5,9 itens e 4,2 para alimentos considerados saudáveis.
Esses e outros insights, como um olhar sobre a categoria dos saudáveis indulgentes - os saudáveis que também focam no sabor - estão presentes no levantamento que Roberta Atherino, head de Produto da Neogrid, apresentará na APAS Show, no dia 15 de maio, às 10h40, no auditório “Consumo Saudável”, no Expo Center Norte, em São Paulo.
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