As ativações com influenciadores têm perdido espaço entre as marcas, com o Marketing de influência caindo 19 pontos percentuais no mix de mídia dos anunciantes de 2023 para 2024. Apesar dessa desvalorização, o retorno de investimento (ROI) de influenciadores é o único com tendência de crescimento, com aumento de dois dígitos percentuais ano a ano. As conclusões fazem parte de um estudo realizado pela martech Uncover.
O levantamento avaliou 11 marcas de diferentes setores com ao menos um modelo de Marketing Mix Modeling (modelagem preditiva para otimização de dados de Marketing), no período de janeiro de 2022 a maio de 2024. Os resultados abrangem desde a baixa clareza estratégica dos anunciantes com o Marketing de influência ao subaproveitamento de influenciadores pelas marcas.
O levantamento constatou que metade dos anunciantes fazem Marketing de influência, mas somente 4% da verba de mídia daqueles que o fazem são destinados a esse tipo de ativação. Para complicar ainda mais a situação, 70% dos anunciantes não definem uma estratégia de funil específica para as ações da modalidade. Entre os que realizam ativações com um objetivo definido, o awareness aparece em primeiro lugar, seguido pela conversão.
Além de ter uma fatia pequena no orçamento de mídia, o Marketing de influência é executado abaixo do necessário para gerar retornos relevantes. A análise indica que os anunciantes deveriam investir 23% mais nesse tipo de estratégia, que traz para o digital uma potência equiparada ao poder de ad stock de mídias offline.
Leia também: 5 tendências do Marketing de influência e como elas se encaixam na jornada de compra
COMPARTILHAR ESSE POST