MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Rock in Rio é a marca mais associada a cenários de co-branding

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

2 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Quando marcas se tornam grandes o suficiente para extrapolar os limites do setor no qual estão inseridas, abrem-se as portas para trunfos estratégicos na frente de co-branding. Olhando para este mercado, o Instituto QualiBest conduziu uma pesquisa para mapear o potencial dos acordos entre marcas em 26 categorias distintas.

Os resultados da pesquisa oferecem um panorama intrigante das possibilidades de colaboração no mercado atual, desde parcerias entre festivais de música e grandes lojas online até associações inusitadas entre produtos de limpeza e esmaltes. Neste panorama, marcas como Rock in Rio e Nubank se destacam por ter alto potencial para combinações.

Celebrando seu 40º aniversário em 2024, o Rock in Rio se prepara para realizar uma edição que ficará marcada pela quebra do recorde de licenciamentos concedidos às marcas parceiras. Mais de 300 acordos foram firmados entre a organização do festival e empresas interessadas na produção de produtos e serviços em diversas categorias.Já o Nubank vem se destacando através de parcerias com grandes estúdios audiovisuais nos últimos meses. Em parceria com a Disney, a financeira lançou um curta sobre educação financeira para crianças. Mais tarde, em julho, a marca apresentou o novo capítulo de sua parceria com a HBO Max em uma ação estrelada por Ana Maria Braga.

Segundo Fábia Silveira, gerente de projetos do Instituto QualiBest, mesmo em categorias onde a possibilidade de Co-Branding é forte, algumas marcas já estão mais estabelecidas dentro do imaginário do consumidor – e o Rock In Rio, associado, em média, a 4.5 categorias diferentes, é o exemplo mais forte disso.

Não por acaso, os festivais de música aparecem como espaços propícios para o co-branding, ocupando três posições no Top 5 de marcas mais associadas a outras categorias. Além do Rock in Rio (4.5), a lista é formada por Lollapalooza (4.4), DC Comics (4.2), Nubank (4.0) e The Town (4.0).

Fecham o Top 15: Disney (3.9), Burger King (3.7), Adidas (3.7), Ruffles (3.6), Heineken (3.6), McDonald’s (3.6), Pringles (3.5), Mendoratto (3.5), Netflix (3.5) e Nike (3.5).

Impacto sobre as compras 

Os entrevistados foram perguntados também se eles comprariam ou não produtos de co-branding das marcas avaliadas e a resposta foi positiva, de maneira geral. O destaque principal ficou para os chocolates, categoria liderada por KitKat (91%), Hershey´s (91%), Bis (91%) e Lacta (91%).

A pesquisa aponta outras associações curiosas entre marcas e diferentes categorias de produtos.  Em Batata Frita e Salgadinhos, Ruffles, Pringles e Mendorato foram as marcas associadas a uma maior quantidade de categorias, com uma média de 3,6 e 3,5 correlações, respectivamente. "Fast Food, restaurantes e café" foi a categoria, na qual os entrevistados mais associaram a Ruffles e Pringles: 30%.

Em Lácteos, Danoninho e Danette são as marcas com maiores chances de compra em um Co-Branding com outras marcas. 44% e 41% dos entrevistados, respectivamente, afirmaram que comprariam o produto com certeza. Na mesma categoria, Polenguinho tem maior associação a produtos salgados, como Frios, Fast Foods e Snacks.

Em chinelos, tênis e roupas/acessórios esportivos, Havaianas surge como a com maior possibilidade de Co-Branding com roupas: 31% dos respondentes sugeriram a combinação. No quesito associação com categorias, Adidas assumiu o primeiro lugar e foi associada, em média, a 3,7 categorias, principalmente a acessórios e joias, com 28%.

Entre as marcas de cosméticos e produtos de beleza, 27% indicaram uma pareceria entre Dove e produtos de lavagem de roupas. A marca também foi associada por 20% dos correspondentes a produtos de limpeza de casa. Já O Boticário teve sua maior associação a acessórios e joias (27%) e liderou na adesão às categorias: três, em média.

Em Séries e Filmes, a Netflix é a marca que possui maior adesão às categorias, com média de 3,5 em média. A Globoplay figura como o streaming com maior adesão à categoria de festivais de música, com indicação de 26% dos entrevistados.

Leia também: Sabrina Sato realiza co-branding com Hello Kitty

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme