A APAS Show 2025 trouxe luz a um novo momento do varejo brasileiro: mais tecnológico, multicanal, saudável e conectado aos desejos do consumidor. O evento, maior encontro do setor no mundo, revelou que a experiência no ponto de venda físico está longe de perder força – pelo contrário, ganha contornos mais estratégicos com o avanço da digitalização, o protagonismo dos alimentos frescos e as transformações sociais que moldam o comportamento de compra.
A pesquisa “O Varejo em um Mundo de Transformação”, realizada pela APAS em parceria com a Scanntech, revelou que 71% dos consumidores mudaram seus hábitos nos últimos 12 meses. Entre as principais mudanças: 59% passaram a consumir produtos mais saudáveis, 35% optaram por itens mais baratos e 32% buscam alternativas sustentáveis e práticas.
Fatores climáticos também estão impactando a oferta de produtos e levando o consumidor a substituir itens como carne e café por opções mais acessíveis, como ovos e frango. O consumo de proteína animal caiu nas carnes bovina (-6,2%) e suína (-5,6%), enquanto cresceu nos ovos (3,6%) e frango (3,4%).
A pesquisa ainda aponta um forte crescimento da categoria Pet – que avança 22 vezes mais rápido do que o varejo tradicional – e reforça a força do e-commerce, com aumento de 16% no faturamento em 2024. Mesmo assim, o consumidor continua frequentando lojas físicas em busca de experiência e confiança.

Liderança para um novo varejo
Dentro do congresso “Update-se”, nomes consagrados do esporte brasileiro como Cafu, Muricy Ramalho e Zé Roberto mostraram que a construção de equipes campeãs tem tudo a ver com o varejo: exige empatia, propósito e entendimento das individualidades. “Você quer ser o líder que impõe medo ou o que é respeitado?”, provocou Cafu.
Zé Roberto emocionou ao contar que consulta ginecologistas para entender melhor o corpo das atletas que lidera. “Como vou ter o melhor do meu time se não levo em conta as diferenças dos grupos que lidero?”, disse. Para Muricy, o maior desafio é manter o sucesso. “Setenta por cento de um time quem faz são os jogadores. Mas o líder precisa perguntar: você está disposto a passar pelo que for necessário?”
Retail Media: o PDV como plataforma de mídia
Dentro dessa busca por experiências mais relevantes, o ponto de venda se transforma também em canal de comunicação e influência. A tecnologia de Retail Media In Store – com painéis digitais, ambientações sensoriais e conteúdo em tempo real – ganha protagonismo ao permitir campanhas segmentadas diretamente nas lojas, impactando a jornada de compra com mais precisão. Segundo dados da THE LED, empresas que adotam esse modelo registram aumento de até 32% nas vendas e maior engajamento com marcas.

FFLVO: frescor e fidelização no centro da estratégia
Frutas, flores, legumes, verduras e ovos seguem sendo diferenciais competitivos no varejo alimentar. Representando 23% do faturamento de perecíveis, o FFLVO não apenas impulsiona lucros – supermercados com maior presença da categoria têm até 15% mais rentabilidade – como também fideliza consumidores atentos à saudabilidade. Para superar desafios como perdas logísticas e falta de padronização, especialistas defendem investimentos em rastreabilidade, embalagens inteligentes e capacitação das equipes.
Leia também: Como varejistas estão usando Retail Media para gerar valor e vendas
COMPARTILHAR ESSE POST