MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Respeito: a condição essencial para relações humanas e profissionais saudáveis

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

8 de out. de 2025

CATEGORIA

Artigos

Respeito: a condição essencial para relações humanas e profissionais saudáveis
Respeito: a condição essencial para relações humanas e profissionais saudáveis
Respeito: a condição essencial para relações humanas e profissionais saudáveis

O que é respeito?
Respeito não é uma opção, é uma condição. Respeitar é tolerar, considerar e acolher; é levar em conta as escolhas das outras pessoas, o que é primordial em todas as interações sociais. Com ou sem regras e convenções, o respeito estimula o bom convívio coletivo, evitando julgamentos, atitudes de reprovação e ofensas, que podem gerar imparcialidade e injustiça.

Por que é importante?
Em uma sociedade que vivencia intolerância generalizada e polarizações extremadas de opinião, especialmente no cenário político, discutir direitos, deveres e limites torna-se fundamental. Esse debate pode trazer mais discernimento para as novas gerações e mais equilíbrio para os ambientes de trabalho, onde o respeito fortalece equipes, melhora a comunicação e promove a diversidade de ideias e perfis.

Pergunte a você mesmo:
Será que eu me respeito em minhas crenças e vontades? Quem me respeita e me valoriza? Sou respeitoso com as pessoas ao meu redor?

O desafio é prático:
Como colocar o respeito em prática? Como trabalhar o respeito e trabalhar com mais respeito?

7 dicas de respeito no ambiente de trabalho

  1. Escute com atenção — ouvir é um ato de respeito fundamental.

  2. Evite interrupções — permita que todos concluam suas ideias.

  3. Reconheça diferenças — valorize perspectivas diversas sem julgamentos.

  4. Cumpra acordos e prazos — respeitar o tempo do outro é essencial.

  5. Use uma linguagem respeitosa — evite ironias, rótulos ou termos ofensivos.

  6. Respeite espaços e limites — tanto físicos quanto emocionais.

  7. Valorize o trabalho alheio — dê crédito e reconhecimento às contribuições dos colegas.

Os 7 Princípios sociotransformacionais são interdisciplinares e interpúblicos: gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania. E fazem toda a diferença para construir ambientes de trabalho que valorizem e promovam competências capazes de despertar a consciência social para uma convivência mais colaborativa, gentil e saudável para todos.

Aproveite a Semana Nacional EGG, baixe os materiais gratuitos da SNEGG e coloque essa vantagem competitiva em prática na sua empresa: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/snegg2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme