Já há alguns anos, as redes sociais são antros cobiçados por candidatos a cargos políticos. E em 2024, ano de eleições municipais, o impacto das plataformas sociais sobre o voto dos brasileiros deverá alcançar índices inéditos.
Isso porque mais de 90% dos eleitores classificam as redes sociais como uma ferramenta fundamental para o período, com 50,7% considerando-as muito importantes, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Brazil Panels.
Esta relevância se apoia em diversos fatores. O maior e mais importante deles é a facilitação da obtenção de informações sobre os candidatos, uma comodidade citada por 69,6% dos eleitores entrevistados.
Neste panorama, 52% da população afirma não mudar sua intenção de voto com base nas redes sociais, mas 47,5% afirmam que, em algum momento, já mudaram sua intenção de voto a partir do que viram online.
Pensando nisso, é importante que as campanhas de Marketing político mantenham-se autênticas, mostrando a real natureza e as propostas dos candidatos, ao passo que evitam as armadilhas das fake news, problema ampliado nos ambientes digitais em épocas eleitorais.
A pesquisa foi realizada entre 1º de julho e 11 de agosto de 2024, com uma amostra de 1.145 respondentes, composta por residentes do Brasil com idades entre 18 e 83 anos. A amostra foi nacionalmente representativa, com cotas de idade, gênero e local de residência.
A distribuição se deu conforme a população brasileira por regiões: Sudeste – 45,3%, Sul – 12%, Centro-Oeste – 6,5%, Nordeste – 28,5%, Norte – 7,8%.
Leia também: Redes sociais viram local de busca, venda e atendimento
COMPARTILHAR ESSE POST