MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Quais são os prós e os contras sobre a evolução da Inteligência Artificial?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

10 de abr. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Desde o seu lançamento, em novembro de 2022, o Chat GPT assumiu o posto de ferramenta do momento no arsenal de aplicações sustentadas pela Inteligência Artificial. Não é difícil explicar este sucesso: atualmente, a ferramenta da OpenAI se apresenta como recurso indispensável - para não dizer obrigatório - para profissionais que prezam pela agilidade nos serviços digitais.

De fato, a lista de profissões afetadas pelo Chat GPT é vasta, e elenca profissionais como social media, gestores de tráfego, designers e, mais significativamente, redatores e copywriters, que passaram a delegar à ferramenta a função de co-criadora para agilizar o tempo gasto com cada produção. De olho nesse potencial mercadológico, gigantes do universo digital, como Microsoft, Google e Meta, injetam bilhões de dólares na criação e no desenvolvimento de IA’s generativas.

Em função dos investimentos bilionários, as inteligências artificiais têm se tornado cada vez mais responsivas, abrangentes e capazes de compreender lógicas comunicacionais humanas - um avanço poderoso em um curto espaço de tempo, que assusta a alguns e empolga a outros. Pensando nisso, o Clube Mundo do Marketing conversou com Sérgio Fernandes, CEO & Co-founder da CopyBase, para entender os potenciais benefícios e desvantagens da aceleração evolutiva da IA.Os prós

Capaz de navegar em um infinito universo de possibilidades, o Chat GPT oferece respostas e soluções pertinentes a qualquer tema proposto à IA. Por isso, é preciso garimpar os benefícios a fim de determinar quais são os mais eficientes atualmente.

Liderando o ranking de eficiência e relevância, está o benefício da produtividade. Perguntado sobre como poderia ser aplicada ao Marketing, a ferramenta da OpenAI destacou sua própria capacidade para a geração de conteúdo em larga escala e interagir com o público nas redes sociais, duas ações que podem contribuir para o gerenciamento eficaz do tempo. “Hoje, se não utilizamos a IA para fazer coisas que são relativamente repetitivas na nossa rotina, perdemos muito tempo”, ressalta Fernandes.

O segundo benefício está ligado à contribuição da IA para o aprendizado. Estejam cursando o ensino fundamental, médio ou a faculdade, alunos de todas as idades podem utilizar o Chat GPT para tornar o processo de aprendizagem mais fácil e direto. A vantagem se estende também aos profissionais que desejam assimilar novas habilidades. “A época da escola teria sido muito mais simples se pudéssemos pegar um assunto maçante e pedir ao GPT para que ele explicasse o tema de forma direta. O aprendizado seria mais simples e dinâmico”, defende.

Ainda no campo do aprendizado profissional, o terceiro benefício diz respeito à programação. “Atualmente, a IA é capaz de escrever linguagens de programação. Então, durante a construção de um software, podemos ir ao Chat GPT e pedir para que crie, por exemplo, o código para uma calculadora de IMC. Depois disso, basta dar Ctrl c + Ctrl v e fazer o upload da linha no programa”, conclui o CEO.

Os contras

Levantados e discutidos em inúmeros debates acerca do tema inteligência artificial, os potenciais danos do Chat GPT ainda assustam a muitos. No mês passado, o governo italiano baniu a ferramenta do país sob a alegação de possíveis ameaças à privacidade. A ação não é infundada: afinal, embora ofereça um mundo de respostas, o Chat GPT levanta uma quantidade igualmente grande de dúvidas - o que é natural, considerando a ainda curta existência pública da ferramenta.

Neste panorama, elencam-se potenciais problemas que devem ser resolvidos em prol da segurança dos usuários de Inteligência Artificial. Um deles diz respeito à possibilidade de enviesar a programação da IA, de modo a estimular respostas que tendem a privilegiar lados específicos que poderão ser expandidos pela subjetividade humana. “Se alguém treina a máquina para dizer que a ditadura militar foi incrível e ajudou muito o país, crianças nascidas na era da IA poderão acreditar nisso. Isso pode afetar a maneira com que a sociedade constrói a realidade, e por isso, o viés é perigoso”, alerta Fernandes.

Outro ponto de atenção para o desenvolvimento das IA’s generativas é o potencial para a produção e difusão das cada vez mais populares fake news. A função representa riscos caracterizados pela possibilidade de coleta e distorção de informações e dados privados para a manipulação de comportamento em períodos eleitorais. “Quando percebemos o quanto a IA está avançada, somos tomados pelo receio quanto ao poder de manipulação dessas ferramentas. Existem IA’s capazes de simular vozes e construir deep fakes para simular pessoas falando coisas que elas não disseram na realidade”, prossegue.

Finalmente, a atuação das IA’s generativas no campo da educação pode se tornar uma via de mão dupla. Embora sejam capazes de tornar o aprendizado mais direto e dinâmico, as facilidades oferecidas pelas ferramentas podem engatilhar comportamentos displicentes por parte dos alunos - situação que deve levar as instituições de ensino a adaptar a forma de ensinar à nova realidade acadêmica. "Existem cuidados que precisam ser tomados: imagine um médico em formação, que utilize a IA para escrever trabalhos acadêmicos de forma automática. Em 10 anos, este estudante será um profissional - estará ele preparado para exercer suas funções?”, questiona o CEO.

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Sérgio Fernandes destacou os impactos imediatos da Inteligência Artificial sobre o Marketing e citou outros prós e contras da utilização global das ferramentas de IA generativas. Clique aqui para acessar:

Leia também: Da dificuldade ao sucesso: como a pandemia contribuiu para o rebranding do Grupo CognaGanhe eficiência e gere tudo que precisa para o seu funil de Marketing Digital a com Inteligência Artificial da CopyBase.

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme