<p><strong>Propaganda estimula e promoções confundem consumidores de baixa renda, diz pesquisa</strong></p><p>De acordo com pesquisa apresentada no livro Marketing para o varejo de baixa renda (Novo Século), as classes C, D e E avaliam o preço dos produtos como o mais importante para decidir a compra, mas no instante da decisão acabam motivadas pelas propagandas. O dado é do estudo que comparou a influência dos 4Ps entre consumidores de 20 a 45 anos, onde o preço atingiu 91,2% da preferência nacional e o aspecto determinante para decisão de compra é o desconto à vista com 34%, valor da prestação 28%, 25% forma de pagamento e apenas 14% próprio preço.</p><p>Sérgio Nardi, um dos autores do livro e diretor da Outstretch, empresa especializada em consultoria empresarial, explica que as campanhas promocionais fazem com que a percepção de juros baixos seja confundida com o valor da prestação. A pesquisa revelou também que cerca de 84% dos consumidores com renda mensal inferior a R$1.000 vão em busca de um novo produto. 48% porque o equipamento quebrou e 36% porque estava velho. </p><p>Na hora de pagar, mais de 50% dividem em mais parcelas e 45,3%, guardam o dinheiro antes da compra, para pagar uma entrada maior e diminuir o valor das prestações. Os hábitos destes consumidores já representam 87% da população do país, com quase 50% do consumo nacional. <a href="../2006/ver_entrevistas.asp?cod=1956" target="_blank">Leia entrevista com os autores do livro Paulo Godoy e Sergio Nardi concedida ao Mundo do Marketing.</a></p>
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