MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Propaganda estimula e promoções confundem consumidores de baixa renda, diz pesquisa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

18 de set. de 2007

CATEGORIA

Notícias

<p><strong>Propaganda estimula e promo&ccedil;&otilde;es confundem consumidores de baixa renda, diz pesquisa</strong></p><p>De acordo com pesquisa apresentada no livro Marketing para o varejo de baixa renda (Novo S&eacute;culo), as classes C, D e E avaliam o pre&ccedil;o dos produtos como o mais importante para decidir a compra, mas no instante da decis&atilde;o acabam motivadas pelas propagandas. O dado &eacute; do estudo que comparou a influ&ecirc;ncia dos 4Ps entre consumidores de 20 a 45 anos, onde o pre&ccedil;o atingiu 91,2% da prefer&ecirc;ncia nacional e o aspecto determinante para decis&atilde;o de compra &eacute; o desconto &agrave; vista com 34%, valor da presta&ccedil;&atilde;o 28%, 25% forma de pagamento e apenas 14% pr&oacute;prio pre&ccedil;o.</p><p>S&eacute;rgio Nardi, um dos autores do livro e diretor da Outstretch, empresa especializada em consultoria empresarial, explica que as campanhas promocionais fazem com que a percep&ccedil;&atilde;o de juros baixos seja confundida com o valor da presta&ccedil;&atilde;o. A pesquisa revelou tamb&eacute;m que cerca de 84% dos consumidores com renda mensal inferior a R$1.000 v&atilde;o em busca de um novo produto. 48% porque o equipamento quebrou e 36% porque estava velho. </p><p>Na hora de pagar, mais de 50% dividem em mais parcelas e 45,3%, guardam o dinheiro antes da compra, para pagar uma entrada maior e diminuir o valor das presta&ccedil;&otilde;es. Os h&aacute;bitos destes consumidores j&aacute; representam 87% da popula&ccedil;&atilde;o do pa&iacute;s, com quase 50% do consumo nacional. <a href="../2006/ver_entrevistas.asp?cod=1956" target="_blank">Leia entrevista com os autores do livro Paulo Godoy e Sergio Nardi concedida ao Mundo do Marketing.</a></p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar