O pagamento do 13º salário aos trabalhadores promete movimentar a economia brasileira, com uma injeção estimada em R$ 321,4 bilhões até a segunda quinzena de dezembro, conforme apontam dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Este cenário, combinado com o aumento do consumo impulsionado pelas festas de fim de ano, confraternizações e férias, torna o período crucial para o varejo.
Neste contexto, muitos varejistas têm apostado em programas de fidelização como estratégia para se diferenciar da concorrência, atrair clientes e maximizar os resultados. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) apontam que o número de cadastros em programas de fidelidade ultrapassou os 315 milhões no segundo trimestre de 2024.
Além disso, uma pesquisa realizada pela entidade no segundo semestre do ano revelou que dois em cada três consumidores preferem comprar de marcas que oferecem programas de fidelidade. Esse interesse crescente não apenas atrai a atenção do varejo, mas também evidencia outras vantagens.
Segundo Paulo Curro, diretor executivo da ABEMF, os programas de fidelização permitem às empresas conhecerem melhor seus clientes, algo que pode gerar ganhos significativos. Informações detalhadas sobre o perfil e os hábitos de consumo dos participantes possibilitam a criação de promoções personalizadas e uma experiência de compra mais satisfatória, estendendo a fidelidade dos clientes a outros momentos do ano.
Para implementar uma estratégia eficaz de fidelização, o executivo destaca a importância de algumas práticas fundamentais, como a criação de ofertas personalizadas que considerem as preferências individuais. Hoje, tecnologias acessíveis permitem que até os pequenos negócios adotem esse tipo de abordagem.
A constância na oferta de recompensas e uma mecânica simplificada para os programas de fidelidade também são consideradas como medidas essenciais. Curro comenta que, quanto mais fácil for para o cliente entender e se engajar, maior será sua motivação para acumular benefícios.
Leia também: Como envolver seus clientes e aumentar a fidelidade?
COMPARTILHAR ESSE POST