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Preferências dos fãs de live streams abrem espaço para marcas no universo gamer

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de set. de 2024

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Notícias

Recheado de nomes expressivos no universo dos games, lifestyle e assuntos cotidianos tratados na internet, o mercado nacional de live streaming é o dono de uma receita de mais de US$200 milhões – uma quantia significativa no bolo global da categoria, estimado em US$10 bilhões.

O montante reflete as tendências de consumo de uma audiência ativa, pronta para movimentar outros setores econômicos. Pensando nisso, a Uplify mapeou algumas das principais dimensões de informação sobre os telespectadores por trás do sucesso das transmissões ao vivo.

A pesquisa demonstra que o público de live streaming é majoritariamente masculino (85.7%), se concentra nas gerações Z e Y (70% entre 18 e 34 anos), é solteiro (52%), possui renda estável para comprar equipamentos de software e hardware, dedica em média seis horas diárias à internet, e privilegia a qualidade na jornada de compra

Mensalmente, 45,1% do público de live streaming gasta até R$ 500 reais em compras on-line. 35,3% declararam gastos acima desse valor. Neste recorte, 54% fazem compras online mensalmente, e outros 18% adquirem produtos nos canais digitais com frequência semanal.

Destacam-se, neste sentido, os marketplaces, canais de compras ideais para 54,4% dos telespectadores entrevistados. 63,3% deste público recorre à internet para adquirir produtos tecnológicos – índice muito acima das buscas por acessórios (12,4%), o segundo foco de compras mencionado pelo grupo. A marca mais buscada é a Samsung, com 30,9%.

A marca sul-coreana se destaca em mais de uma categoria de produto, liderando a preferência de marca dos entrevistados nas categorias SmartTV (44,8%) e telefone (32,1%). Na segunda, a liderança da Samsung é seguida por Apple (26,3%), Xiaomi (24,9%) e Motorola (13%).

Relação com marcas não-endêmicas: uma janela de oportunidades

A relação do público dos streams com marcas não-endêmicas – sobretudo as operações voltadas aos serviços de comodidade – criam espaço para que estas empresas penetrem o universo gamer e alcancem as fileiras de um público sempre relevante e em constante ascensão.

Destacam-se, neste recorte, diferentes categorias de produtos e serviços: no setor de snacks, por exemplo, Doritos lidera com 39,9%, seguido de Ruffles (24%) e Pringles (15%). Em refrigerantes, Coca-Cola original lidera com 31,2%, seguida de Coca-Cola Zero com 20,5%, suco de fruta com 11,6% e Guaraná, com 9%.

A lista de restaurantes fast-food favoritos é liderada pelo Burger King (32,7%), rede que vem investindo em ações desenhadas especificamente para o público gamer nos últimos anos. Em seguida, aparecem McDonald's (27,2%), Subway (10%), Madero (8%), Pizza Hut (6%), Bob´s (5%) e China in Box (1,4%) – marcas frequentemente associadas a torneios e times na esfera dos Esports.

Amplamente usada pelos entrevistados (65,3%), a categoria de aplicativos de corridas de carro é liderada em preferência pela Uber (50,3%), seguida por 99 Taxi (8,7%). Já em serviços financeiros, NU Bank lidera com folga as preferências (44,6%), seguido por Itaú (10,4%), Banco Inter (9,2%) e Banco do Brasil (9,2%).

Leia também: Publicidade em streaming de TV: sua marca está segura neste novo mercado?

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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