MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Preferências dos fãs de live streams abrem espaço para marcas no universo gamer

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Recheado de nomes expressivos no universo dos games, lifestyle e assuntos cotidianos tratados na internet, o mercado nacional de live streaming é o dono de uma receita de mais de US$200 milhões – uma quantia significativa no bolo global da categoria, estimado em US$10 bilhões.

O montante reflete as tendências de consumo de uma audiência ativa, pronta para movimentar outros setores econômicos. Pensando nisso, a Uplify mapeou algumas das principais dimensões de informação sobre os telespectadores por trás do sucesso das transmissões ao vivo.

A pesquisa demonstra que o público de live streaming é majoritariamente masculino (85.7%), se concentra nas gerações Z e Y (70% entre 18 e 34 anos), é solteiro (52%), possui renda estável para comprar equipamentos de software e hardware, dedica em média seis horas diárias à internet, e privilegia a qualidade na jornada de compra

Mensalmente, 45,1% do público de live streaming gasta até R$ 500 reais em compras on-line. 35,3% declararam gastos acima desse valor. Neste recorte, 54% fazem compras online mensalmente, e outros 18% adquirem produtos nos canais digitais com frequência semanal.

Destacam-se, neste sentido, os marketplaces, canais de compras ideais para 54,4% dos telespectadores entrevistados. 63,3% deste público recorre à internet para adquirir produtos tecnológicos – índice muito acima das buscas por acessórios (12,4%), o segundo foco de compras mencionado pelo grupo. A marca mais buscada é a Samsung, com 30,9%.

A marca sul-coreana se destaca em mais de uma categoria de produto, liderando a preferência de marca dos entrevistados nas categorias SmartTV (44,8%) e telefone (32,1%). Na segunda, a liderança da Samsung é seguida por Apple (26,3%), Xiaomi (24,9%) e Motorola (13%).

Relação com marcas não-endêmicas: uma janela de oportunidades

A relação do público dos streams com marcas não-endêmicas – sobretudo as operações voltadas aos serviços de comodidade – criam espaço para que estas empresas penetrem o universo gamer e alcancem as fileiras de um público sempre relevante e em constante ascensão.

Destacam-se, neste recorte, diferentes categorias de produtos e serviços: no setor de snacks, por exemplo, Doritos lidera com 39,9%, seguido de Ruffles (24%) e Pringles (15%). Em refrigerantes, Coca-Cola original lidera com 31,2%, seguida de Coca-Cola Zero com 20,5%, suco de fruta com 11,6% e Guaraná, com 9%.

A lista de restaurantes fast-food favoritos é liderada pelo Burger King (32,7%), rede que vem investindo em ações desenhadas especificamente para o público gamer nos últimos anos. Em seguida, aparecem McDonald's (27,2%), Subway (10%), Madero (8%), Pizza Hut (6%), Bob´s (5%) e China in Box (1,4%) – marcas frequentemente associadas a torneios e times na esfera dos Esports.

Amplamente usada pelos entrevistados (65,3%), a categoria de aplicativos de corridas de carro é liderada em preferência pela Uber (50,3%), seguida por 99 Taxi (8,7%). Já em serviços financeiros, NU Bank lidera com folga as preferências (44,6%), seguido por Itaú (10,4%), Banco Inter (9,2%) e Banco do Brasil (9,2%).

Leia também: Publicidade em streaming de TV: sua marca está segura neste novo mercado?

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme