Entre 2006 e 2021, o número de trabalhadores acima de 50 anos mais que dobrou no país, passando de 4,4 milhões para 9,6 milhões de pessoas. Em números absolutos, isso significa que em 2021, profissionais 50+ ocupavam 19,1% das vagas de emprego no Brasil - um aumento de 6,5% ao longo dos 15 anos avaliados, segundo levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O aumento do número de vagas para os profissionais mais experientes aponta que é possível distribuir essas pessoas em postos de trabalho considerados modernos. Essa afirmação ganha ainda mais relevância quando é trazida para o campo do Marketing e comunicação, no qual 78% das empresas consideram-se etaristas e têm barreiras para contratação nessa faixa de idade.
Naturalmente, a chaga do etarismo não é uma deficiência que se estende exclusivamente sob o campo do Marketing. No primeiro trimestre de 2023, a taxa de desemprego para a população a partir de 40 anos ficou em 9,5%, taxa 1,5% superior à média geral do país. No entanto, considerando a projeção que aponta para um cenário em que a metade da força de trabalho no país será formada por pessoas com mais de 45 anos até 2040, os dados deverão passar por mudanças nos próximos anos.
Aprendendo pelo exemplo
De acordo com os dados divulgados pelo Senai, comércio, serviços e indústria foram os setores que mais aumentaram a contratação de quem tem mais de 50 anos. Mas empresas de outros segmentos, como a Adecco, também estão de olho na expertise destes profissionais.
Segundo Bianca Machado, Diretora de Talent Solutions, Adecco RPO & Pontoon, a progressão na contratação de profissionais 50+ ocorre a todo o vapor, e entre janeiro e julho deste ano, houve um aumento de 62% no número de contratações em relação ao mesmo período em 2022.
A Diretora ressalta que muitas estão promovendo políticas de inclusão nos processos de recrutamento e seleção, e na Adecco, essa política é desenvolvida para ir além da contratação. Dessa forma, a empresa garante que os profissionais 50+ tenham as mesmas oportunidades de crescimento e aprendizado que os demais colaboradores.
No país, empresas como Grupo Boticário e PepsiCo também abraçaram o tema ao realizar cursos e eventos de capacitação e recolocação profissional para pessoas 50+. Logo, os exemplos indicam que existe, sim, espaço para que empresas de Marketing e comunicação façam o dever de casa e encaixem profissionais seniores em seus quadros.
Cabe ressaltar que, de acordo com uma enquete realizada pelo Mundo do Marketing no LinkedIn, a média dos profissionais de Marketing em atuação flutua entre os 26 e os 35 anos. Leia também: Discriminação Geracional no Marketing. É hora de falarmos sobre esse assunto
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