MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Pós-pandemia, consumidores buscam informações antes de fechar o ato de compra

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

23 de mar. de 2023

CATEGORIA

Negócios

Pandemia, expansão de conhecimento sobre o uso da internet e busca pelo melhor custo-benefício. Juntos, estes três fatores mudaram a forma de consumo do brasileiro nos últimos anos. Um estudo encomendado pelo Google e apresentado pela Offerwise durante o evento Think Commerce aponta que nove entre cada dez brasileiros passaram a pesquisar mais detalhes sobre os produtos que desejam adquirir, seja na internet, seja em lojas físicas.A mudança no comportamento do consumidor foi fortemente influenciada pelas práticas de consumo durante o período pandêmico. O isolamento social levou muitos brasileiros a realizar a primeira compra online. Nesse quesito, 47% dos respondentes foram à internet para comprar itens de limpeza, outros 47% compraram alimentos e bebidas, 46% adquiriram medicamentos, 45% encomendaram produtos para pets e 41% compraram roupas, calçados e acessórios.Os números impulsionam uma tendência que deve continuar em alta nos próximos anos. O estudo apresentado pela Offerwise indica que, desde o início da pandemia, 82% dos brasileiros passaram a comprar mais pela internet. Esta informação dialoga com dados levantados por outro estudo, divulgado pela Ipsos. Analisando o comportamento do consumidor durante o Natal do ano passado, a especialista em pesquisa de mercado detectou que 87% dos brasileiros utilizaram o smartphone para coletar informações sobre produtos que gostariam de adquirir.Outro número, levantado pela mesma pesquisa, revela que, mesmo sem as restrições sociais impostas pela pandemia, o tempo gasto na jornada de compra online se manteve similar ao observado durante o período de isolamento, indicando a consolidação desse comportamento. Para Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, a pandemia acelerou o processo de digitalização dos brasileiros. O consumidor pós-pandêmico só conclui a compra após obter informações suficientes para garantir o melhor custo-benefício. Nesse cenário de pechincha digital, a tendência é que o cliente busque por informações em diferentes pontos de contato, o que se transforma em uma excelente oportunidade para os varejistas.Leia também: 82% dos consumidores planejam bem as compras de vestuário antes de efetuá-las

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme