MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Perda de conexão com clientes: um dos efeitos da suspensão do X

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

30 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Perda de conexão com clientes: um dos efeitos da suspensão do X
Perda de conexão com clientes: um dos efeitos da suspensão do X
Perda de conexão com clientes: um dos efeitos da suspensão do X

Enquanto a cúpula do X trabalha para acertar a reativação do serviço no Brasil, os órfãos da plataforma recorrem a outras redes sociais para acompanhar os perrengues do mundo. Isso porque 76% dos antigos usuários entrevistados em uma pesquisa realizada pela Broadminded disseram que as notícias chegavam mais rápido no ex-Twitter, que cumpria uma função diária de atualização factual para 68%.

Além do caráter informativo, a suspensão parece ter surtido efeitos em cenários analíticos mais específicos, como o Marketing. 28% dos entrevistados disseram que a queda do X impactou diretamente nas ações, campanhas e estratégias comerciais de conteúdo, engajamento e alcance. Em função disso, 9% disseram se sentir mais distantes de seus clientes. 

Cabe ressaltar que, antes da suspensão, o Brasil estava na lista dos Top 10 países que mais utilizavam a plataforma globalmente. Neste panorama, após a queda, 56% dos respondentes disseram que não migraram para outra plataforma, apenas continuam usando as que já possuíam. 22% migraram para o Threads, enquanto 15% optaram pelo Bluesky, alternativas diretas ao modelo consolidado pelo X.

Se o X voltar

Consultados sobre o que deveria mudar no eventual retorno do X, 72% dos disseram que a plataforma precisa adotar medidas eficazes para evitar discursos de ódio, enquanto 82% acreditam que as redes sociais – inclusive o X – deveriam se responsabilizar no combate à disseminação de fake news. 

Antes da suspensão, cerca de um em cada cinco (19%) usuários da plataforma disseram ter reduzido ou abandonado o uso devido ao aumento de conteúdos desagradáveis. A pesquisa aponta, também, que 34% dos brasileiros entrevistados relataram melhora na saúde mental após o bloqueio da rede social, com quase um quarto (24%) dos respondentes afirmando que não voltarão a usar a plataforma caso a suspensão acabe.  

No que diz respeito ao bloqueio, 43% dos usuários acreditam que a medida não foi justificada, enquanto 18% não sabem o suficiente sobre o assunto para opinar. 39% concordam com a medida do STF. 

O levantamento entrevistou mais de mil (1.045) brasileiros que citaram ter usado a rede social para entender o impacto da medida de suspensão determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no último dia 30 de agosto. 

Leia também: O retorno do X: Moraes estipula nova multa e pede indicação de advogados no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme