MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Percepções sociais sobre avanço da IA se dividem entre o receio e a empolgação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Muitos são os medos e também as empolgações que cerceiam o avanço da Inteligência Artificial. Cada vez mais influentes no cotidiano de empresas, governos e pessoas, a tecnologia suscita debates sobre o seu verdadeiro potencial – projeções para o futuro que, não raro, são acompanhadas por sugestões sobre o controle legal da tecnologia.

De olho neste cenário de dualidades, a The Cynefin Company montou o relatório global nas principais percepções da sociedade sobre os maiores benefícios e preocupações em relação ao uso da IA. A coleta de dados aconteceu entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024.

Entre os maiores potenciais identificados no estudo, destaca-se o poder da IA de permitir investigações profundas, que superam as capacidades dos motores de busca tradicionais. Também foi destacada a capacidade da tecnologia em fomentar competências transdisciplinares nos humanos, incentivando um desenvolvimento holístico em resposta aos desafios globais.

A identificação de padrões que ajudam a revelar insights valiosos em grandes volumes de dados aparece como uma vantagem desejável às empresas pautadas pela cultura data-driven – uma noção acompanhada pela possibilidade de utilização dos algoritmos na tomada de decisões mais imparciais, tanto no ambiente empresarial, quanto no cotidiano comum.

Por outro lado, os medos que rondam a IA também são significativos. Entre eles, destacam-se, principalmente, os abusos no uso da tecnologia, onde o fator humano pode ser o elo mais fraco ou perigoso. Destaca-se, também, a percepção do declínio das indústrias criativas, com a automação substituindo a inovação humana.

Adicionalmente os entrevistados demonstraram receio quanto a criação de propagandas manipulativas, que podem influenciar decisões de forma extrema, bem como as decisões tendenciosas ocultas, onde os vieses incorporados nos algoritmos podem causar grandes prejuízos, como riscos à democracia e à estabilidade social.

Montando o quebra-cabeças

De modo geral, a IA foi vista como uma aliada na colaboração eficaz, na promoção da criatividade e na destilação de grandes volumes de dados. Por outro lado, o mau uso da tecnologia, a incapacidade de distinguir o trabalho humano do automatizado e o risco de exclusão digital são questões que despertam preocupação.

Segundo Alexandre Magno, CEO da operação The Cynefin Co Brazil, o estudo revela que muitas lideranças ainda subestimam o verdadeiro potencial da IA. Ele ressalta que os executivos superestimam a capacidade de fazer melhor ou mais rápido o que já sabemos fazer, utilizando a IA com foco, apenas, na produtividade

Na avaliação do especialista, a discussão sobre o equilíbrio entre os benefícios e os riscos da IA é cada vez mais necessária, à medida que a sociedade navega em uma era de inovação sem precedentes. 

Leia também: Inteligência Artificial: um imperativo estratégico no Marketing digital moderno

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme