A Netflix é a melhor e mais conhecida plataforma de streaming no país. Esta é a história contada pelos dados do relatório “Streaming de Vídeo no Brasil 2024”, da Opinion Box. Para 56% dos respondentes, a empresa oferece o serviço mais atrativo do setor. Também aparecem na lista o Amazon Prime Video, na segunda posição, com 33%, e o Disney+, considerada a melhor plataforma por 18%. Curiosamente, a opção nenhuma dessas [plataformas apresentadas pela pesquisa], foi a escolha de 24%. Já o índice de conhecimento coloca a Netflix (96%) ligeiramente à frente de outras gigantes do mercado de streaming, como Amazon Prime Video (87%), Globoplay (84%), Disney+ (78%) e HBO Max (77%). Em outro recorte, os consumidores foram convidados a elencar as plataformas que utilizaram no passado e as que utilizam atualmente. Em ambos os cenários, a Netflix foi a campeã de menções, captando 78% e 56% das respostas, respectivamente. A título de comparação, o Amazon Prime Video, segundo colocado nos dois panoramas, se manteve a mais de 20 pontos percentuais de distância da Netflix em ambos os casos, sendo citado por 52% dos entrevistados no primeiro cenário e por 33% no segundo. As nuances do consumo de streaming Filmes (89%), séries (85%), documentários (49%), reality shows (22%) e programas infantis (21%) formam o Top 5 de modalidades mais procuradas nas plataformas de streaming. Com 15%, os programas de entrevista também se destacam entre as preferências. Entre os fatores que convencem o consumidor a adquirir os serviços de uma plataforma, o preço é o mais relevante para 67% dos entrevistados. Em função disso, 70% dos usuários já cancelaram um serviço de streaming após o aumento do valor da assinatura. Considerando a relevância do preço na hora da assinatura, 61% dos respondentes gastam, no máximo, R$ 50,00 com serviços de streaming. No outro extremo desta comparação, 3% disseram gastar valores entre R$ 201,00 e R$ 500,00. Já a disponibilidade das séries e produções favoritas no catálogo é um fator indispensável para 46% dos respondentes, enquanto a atualização da oferta com novidades interessantes é um atrativo para 28% dos consumidores. Por outro lado, 34% dos entrevistados concordam que a programação dos streamings parece estar piorando com o tempo – fator que motivou 54% a cancelar um serviço como consequência da sensação de piora da qualidade da oferta. Citada por 71% dos entrevistados, a TV se mantém como o principal veículo de reprodução para conteúdos via streaming. Celular (54%), computador/notebook (31%), TV, por meio de dispositivos de transmissão (26%) e tablet (9%) fecham o ranking. A Opinion Box ouviu 2.004 pessoas que consomem streaming entre março e abril de 2024. A margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais.
Leia também: Intimus lança kit Sex Education em parceria com Netflix
COMPARTILHAR ESSE POST