A COVID-19 mudou e acelerou muitas tendências em várias esferas da sociedade, principalmente o varejo. A forma como compramos, consumimos e pesquisamos se diversificou e hoje exige que a intervenção da tecnologia esteja aliada com um bom atendimento ao cliente. Seja no supermercado, nas lojas ou nos restaurantes, ela está cada vez mais em ação. O ano de 2023 será um período interessante para o varejo, pois o setor busca superar os desafios encontrados dos últimos anos e dar um grande passo para definir como será a experiência de compra do futuro. Algumas dessas novas tecnologias já estão sendo utilizadas, como smart checkouts ou entregas realizadas em domicílio cada vez mais rápidas e fáceis, tudo com novas tecnologias que abrem caminho para uma experiência única que se adapta ao novo comportamento do consumidor.Um dos fatores que indica isso é a relação com a essência do comércio varejista. De acordo com um estudo feito pela Zebra, os clientes de lojas físicas e digitais classificaram a disponibilidade e a seleção de produtos como os dois principais motivos pelos quais escolheram comprar em uma loja física ou digital. No entanto, ainda existem obstáculos no caminho dessa tendência, pois os problemas de oferta e preços continuarão. Além disso, as altas taxas de juros estão impactando os varejistas de primeira linha na América do Norte e na Europa a reduzir os gastos com estoque em 30% até 2024.Além das ferramentas que ajudam a facilitar a compra, outra tendência que vai dominar esta indústria é a possibilidade de melhorar a experiência dentro da loja. O último estudo global de consumo da Zebra mostra grande aumento no número de consumidores que preferem ter diversidade nas opções de autoatendimento, incluindo pagamentos sem contato, autoatendimento por smartphone, carrinhos inteligentes e quiosques digitais. Além disso, os consumidores expressam seu desejo de que a sua experiência dentro da loja seja mais rápida e eficiente contando com o apoio dos colaboradores de chão de loja. Isso representa uma oportunidade para as empresas investirem em tecnologias que melhoram tanto o trabalho de seus funcionários quanto a experiência do cliente.Compras integradas e unificadas em vários canaisO estudo também traz mais descobertas, como por exemplo que 80% dos compradores preferem lojas que oferecem devolução fácil e 75% deles optam pela opção de receber seus produtos em casa. Além disso, sete em cada dez procuram fornecedores que ofereçam uma mistura de compras, utilizando-se da loja física e on-line. Isto é devido ao setor ter inovado e estar numa fase de transição e adaptação à nova normalidade. Como consequência, veremos um comércio reunido com plataformas unificadas de comércio (UCP) e gerenciadores de pedidos digitais (DOM), além de um sistema completo que inclui pontos de conexão para visualizar os produtos em tempo real.Cada vez mais, vemos os consumidores "comprarem antes de experimentarem" e a necessidade da agilidade também está levando à entrega de itens errados ou danificados aos clientes, o que aumenta o volume de devoluções e os varejistas consequentemente pagam por todos estes processos. Há uma tendência de que quando uma devolução é solicitada, os varejistas incentivarão mais as devoluções diretamente nas lojas e não por logística reversa.Concentre-se nos funcionáriosPara muitas empresas, o maior gasto é feito com seus funcionários. Além disso, há empregos que envolvem muito esforço e baixa remuneração. Até 2023, a Zebra prevê que a solução estará na automação centrada no ser humano, o que basicamente significa mais software e equipamentos adequados para que os colaboradores executem as atividades com maior controle e qualidade, fazendo com que eles possam ter uma melhor produtividade com simplicidade e que ofereçam uma melhor experiência ao cliente.Ao otimizar o gerenciamento da força de trabalho, as empresas podem antecipar com precisão suas necessidades e combiná-las com suas habilidades. Isso otimizaria os horários dos funcionários e se utilizaria da aplicação de mecanismos simples para folgas, mudanças de turno etc. Simplificar o gerenciamento de tarefas de comunicação também pode melhorar a eficiência geral ao otimizar e simplificar a execução de tarefas.Leia também: Marketing holístico é tendência para o varejo em 2023
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