Ao final de 2024, o montante composto pelos orçamentos destinados à comunicação empresarial no país deverá ter alcançado a marca de R$36 bilhões. O número representa um crescimento nominal de 1,5% ante os investimentos em 2023, que somaram R$35,5 bilhões.
As estimativas foram divulgadas no estudo "Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil", realizado pela Aberje em parceria com a FGV Comunicação Rio. A metodologia leva em consideração resultados apresentados por 102 empresas durante o Warm Up do Aberje Trends, realizado no fim de maio.
Para as empresas com faturamento maior do que R$50 bilhões, a tendência de orçamento estimada para a área de comunicação se aproxima dos R$49,4 milhões. Já as operações com faturamento inferior a R$300 milhões deverão dispensar cerca de R$ 320,1 mil às atividades comunicacionais.
Avaliando os dados, Hamilton Santos, diretor-executivo da Aberje, pontua que a previsão para o orçamento mostra um crescimento na relevância da comunicação corporativa no seio empresarial. Isto, segundo ele, denota a importância da estratégia para que as empresas se destaquem no mercado e se mostrem mais competitivas e relevantes.
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