O que esperar do Threads – o novo aplicativo da Meta Bruno Mello 6 de julho de 2023

O que esperar do Threads – o novo aplicativo da Meta

         

Raquel Segri Ferreira responde às principais questões sobre usabilidade da rede social e segurança

O que esperar do Threads – o novo aplicativo da Meta
Publicidade

Você pode ter ouvido falar que Elon Musk e Mark Zuckerberg se desafiaram para uma luta. Bem, parece que, agora, eles podem realmente ter algo para brigar.

A empresa de Mark Zuckerberg, Meta, acaba de lançar um aplicativo de rede social chamado Threads que é semelhante ao Twitter, de propriedade do rival Elon Musk.

Os usuários já estão mais do que prontos para um substituto do Twitter, já que o aplicativo está passando por uma fase particularmente difícil. No fim de semana passado, a empresa começou a limitar o número de tweets que as pessoas podem ler, uma decisão de negócios questionável amplamente impopular entre os usuários.

Embora existam algumas alternativas como Mastodon e Bluesky, nenhuma cresceu de modo a superar a popularidade do Twitter com uma massa crítica de figuras influentes política e culturalmente.

O aplicativo Threads ultrapassou “2 milhões de inscrições nas primeiras duas horas”, escreveu Mark Zuckerberg em sua página no Threads.

Publicidade

Mas que é o Threads? Resumi aqui tudo o que você precisa saber.

O que é o Threads?

O Threads é um novo aplicativo da Meta, a empresa que é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. O aplicativo foi projetado e desenvolvido pela equipe do Instagram e é descrito com a finalidade de compartilhar atualizações de texto e de participar de conversas públicas.

Você provavelmente já escutou isso, não é? Sim, o Threads é funcionalmente semelhante ao Twitter. A Meta identificou uma lacuna potencial no mercado para uma rede social de microblogs que não enfrenta alguns dos problemas atuais do Twitter.

A mais recente plataforma de Zuckerberg oferece um lugar “onde comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos que você se importa hoje até o que estarão em alta amanhã”, conforme a descrição na loja de aplicativos.

“Seja qual for o seu interesse, você pode seguir e se conectar diretamente com seus criadores favoritos e outras pessoas que amam as mesmas coisas – ou construir um público fiel para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo”, adicionou a Meta.

O que o Threads oferece?

O Threads permite que você poste mensagens de até 500 caracteres, o que supera os 280 caracteres oferecidos atualmente pelo Twitter e iguala a quantia de caracteres oferecida pelo Mastodon. Suas postagens podem incluir fotos, vídeos de até cinco minutos de duração e links da web.

Como o Threads funciona?

Depois de baixar o aplicativo que já está disponível na App Store da Apple e na Google Play Store, você pode fazer login com sua conta existente do Instagram. Seu nome de usuário já aparecerá automaticamente na sua conta do Threads e você poderá escolher entre importar dados do Instagram ou personalizar seu perfil para a nova conta do Threads.

Em seguida, você terá opções de seguir automaticamente as mesmas contas que já segue no Instagram e adicionar novas contas para seguir dentro do aplicativo. Esta é uma das maiores vantagens do Threads em relação a outros aplicativos de substituição ao Twitter: mais de 2 bilhões de pessoas já têm uma rede social integrada no Instagram. Portanto, ao contrário do Mastodon, você não precisa recriar completamente sua base de seguidores do zero.

No entanto, uma surpresa é que seu feed será algorítmico, o que significa que será preenchido por uma mistura de pessoas que você segue e conteúdo recomendado, algo muito parecido com o Instagram.

O Twitter oferece a opção de alternar entre um feed algorítmico e um cronológico apenas das pessoas que você segue. Mas, no geral, os aplicativos parecem bastante semelhantes.

O que é diferente no Threads?

A principal característica que diferencia o Threads do Twitter é que ele tem ambições descentralizadas. O que significa que, no futuro, você poderá conectar suas postagens do Threads a outras plataformas de mídia social como o Mastodon.

A empresa está trabalhando para tornar o Threads compatível com o ActivityPub, que permite redes sociais interoperáveis. Isso possibilitaria que usuários do Threads levassem suas contas e seguidores para outros aplicativos compatíveis com o ActivityPub. 

O Threads é seguro?

O Threads oferece muitos recursos integrados do Instagram para ajudar a filtrar o conteúdo que você prefere não ver. É possível controlar quem pode responder ou mencionar você em uma postagem e adicionar um filtro de palavras para que postagens contendo essas palavras não apareçam em seu feed ou respostas. Contas que você bloqueou no Instagram também são automaticamente bloqueadas no Threads e você pode deixar de seguir, restringir ou bloquear contas diretamente no Threads.

O Threads também aplicará as Diretrizes da Comunidade do Instagram que incluem permitir apenas postagens adequadas para um público diverso e não permitir postagens que contenham discurso de ódio ou tenham a intenção de degradar ou envergonhar indivíduos privados. Essa é outra maneira pela qual o Threads busca se distanciar de alguns de seus concorrentes.

A Meta está enfrentando alguns obstáculos regulatórios e de reputação significativos quando se trata de lançar este aplicativo globalmente.

Por exemplo, a empresa não está lançando o Threads na União Europeia por enquanto, devido à incerteza regulatória na região que vem com a nova Lei de Mercados Digitais, de acordo com a Bloomberg. A lei limita o que as grandes empresas designadas como “gatekeepers” podem fazer. 

E quanto à privacidade?

Sobre questões de privacidade, a Meta disse em seu blog que qualquer pessoa com menos de 16 anos (ou 18 em alguns países) adotará um perfil privado por padrão quando ingressar em tópicos. Do ponto de vista da segurança, o Instagram disse que está dando aos usuários as mesmas ferramentas do Instagram para limitar quem pode mencionar ou responder a você, ocultar palavras ofensivas específicas nas respostas e deixar de seguir, bloquear ou restringir contas.

Por fim, o Threads precisará convencer uma massa crítica de usuários de que não é apenas confiável, mas também relevante. A mágica do Twitter é ser um lugar onde líderes mundiais com imenso poder, escritores sarcásticos, celebridades de primeira linha e usuários muito conectados e atualizados sobre o dia a dia podem conversar uns com os outros sobre as notícias do dia. Para que o Threads obtenha o mesmo efeito, serão necessários aqueles iniciadores de cultura que podem fazer postagens curtas e atraentes de 500 caracteres.

Ao contrário do Instagram propriamente dito, a moeda social do Twitter é representada pelas palavras, não pelas imagens. A Meta tem convidado grandes celebridades para participar de uma versão inicial do aplicativo. O Threads talvez tenha a melhor chance de qualquer concorrente do Twitter até agora e precisará de mais participantes peso-pesado cujas palavras importam aos usuários que os seguem.

*Raquel Segri Ferreira é Diretora de Marketing, Comunicação e Business Development do ButtiniMoraes Advogados. É advogada e possui ampla experiência em Business Development, Pesquisas Setoriais e de Inteligência de Mercado, Cross-selling, Administração e Gestão de rankings, Comunicação Corporativa, Endomarketing e Gestão de projetos estratégicos de Branding.


Publicidade