MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

O que acordo entre Taylor Swift e o Real Madrid ensina ao futebol brasileiro

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

No final de maio, Taylor Swift passou pelo Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, em mais um ato da longa e muitíssimo comentada “The Eras Tour”. A visita foi amplamente criticada por grupos de pessoas que acreditam que as modernas arenas da atualidade devem ser utilizadas, exclusivamente, para a prática do futebol.

No entanto, o modelo de negócios e eventos proposto pelo Real Madrid – bem como a receita obtida com a parceria – sugerem que a transformação dos estádios em palcos preparados para as demandas da indústria do entretenimento deve ser uma tendência seguida pelas empresas que administram as arenas.

Lavrando um contrato no modelo 70/30 com a Sixth Street e a Legends Hospitality, o clube espanhol embolsou 70% da receita do evento e recebeu um adiantamento na casa dos €360 milhões para receber a cantora. A verba foi incorporada ao montante de financiamento de futuras obras de modernização do estádio.

O movimento no Brasil

Nos últimos anos, alguns dos principais clubes brasileiros abandonaram estádios concedidos por terceiros. É o caso do Atlético Mineiro, por exemplo. O Galo deixou para trás o Mineirão, palco da conquista da Copa Libertadores, em 2013, e investiu cerca de R$500 milhões na construção da Arena MRV, inaugurada em 2023.

Desde então, o novo gigante do futebol mineiro recebeu grandes expoentes da indústria da música, como a banda Maroon 5 e o ex-beatle Paul McCartney – que também passou pelo Allianz Parque, estádio construído pelo Palmeiras em parceria com a WTorre.

Na avaliação de Ivan Ballester, CEO e Founder da Esporte Educa, a abertura das portas dos estádios para a realização de shows nacionais e internacionais é uma opção inteligente, pois permite que os clubes diversifiquem as fontes de receitas.

Ballester ressalta que o sucesso do acordo 70/30 entre o Real Madrid, a Sixth Street e a Legends Hospitality demonstra a importância de que os clubes brasileiros criem parcerias que garantam sustentabilidade e crescimento financeiro contínuo, evitando problemas de inadimplência comuns no mercado nacional.

Para isso, adotar uma visão de longo prazo, investir em gestão profissional e buscar parcerias estratégicas são passos fundamentais para transformar arenas em centros lucrativos e multifuncionais, garantindo às equipes um futuro financeiro mais sólido e sustentável e elevando o nível do futebol no país.

Leia também: Receitas comerciais dos clubes brasileiros aumentaram 31% em 2023

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme