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O poder dos eventos no branding: como traduzir a identidade da marca

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Tempo de Leitura 4 min

O poder dos eventos no branding: como traduzir a identidade da marca
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O poder dos eventos no branding: como traduzir a identidade da marca

Com a retomada dos eventos após a pandemia, o setor acelerou, e no Brasil, eles são os maiores geradores de emprego, segundo dados de 2023 do IBGE e do Ministério da Previdência. Ainda neste sentido, as experiências de marca tiveram um crescimento de 16% no último ano, como revelou o Anuário Brasileiro de Live Marketing 2023/2024, com mais de R$ 100 bilhões de reais investidos pelas empresas.

Esses números refletem como os executivos perceberam a importância das brand experiences para construir uma jornada completa, que vai além do online. Toda empresa tem como desejo fortalecer a sua própria identidade dentro de um mercado competitivo, em que novas soluções aparecem diariamente. Os eventos surgem como as oportunidades reais de quebrar a quarta barreira gerada em ações de branding, seja nos meios tradicionais (TV e rádio) ou nos meios digitais (social media), pois inserem o público na experiência de conteúdo com a marca, por meio de ativações que tangibilizam o posicionamento de forma real. 

Assim, o segredo dos eventos é que eles funcionam como uma ferramenta poderosa que proporciona interação direta e imersiva com o público. O "ao vivo" permite criar, de forma autêntica, conexões imediatas e reais e memórias capazes de fortalecer a conexão emocional. Como consequência, um evento bem-sucedido pode aumentar a lealdade dos clientes e atrair novos consumidores.

Sim, o resultado pode ser perfeito, no entanto, um dos grandes desafios é transmitir todos os elementos visuais da marca em um espaço físico. Toda a identidade visual - como logo, cores, tipografia e padrões estéticos - é obrigatória, mas cada vez mais percebemos o quanto deixa de ser a única forma para dar espaço para outros formatos de criar branding. Ainda mais pensando que vivemos na era de compartilhamento, ou seja, criar photo opportunities é crucial, mas criar um espaço instagrámavel com o logo do cliente, por exemplo, está completamente em desuso. É preciso usar a criatividade e ir além!

E na esteira dessa conversa, vemos a cenografia tradicional ceder espaço para a criação de ambientes e instalações que representam a marca, agregando elementos para contribuir com a narrativa e a história presentes no evento. Para isso, primeiro, deve-se posicionar o público no centro da vivência e, principalmente, no momento e no propósito da empresa. Isso é possível por meio de ativações sensoriais e interativas, recursos audiovisuais, iluminação e interações táteis. Juntando tudo, essas experiências reforçam os valores e a personalidade da organização, tornando-a mais tangível e gerando lembranças duradouras entre todas as partes envolvidas.

Como traduzir a identidade visual da marca para os eventos?

A linha entre reforçar o branding e destoar da identidade, fugindo do objetivo que se deseja, é tênue. Por isso, para traduzir e tornar os elementos da marca algo físico de forma fiel e consistente, os principais passos e aspectos a serem seguidos são:

  • Pesquisa e planejamento: entender profundamente a identidade e o momento da marca, bem como seu target de atuação e onde será aplicado (qual o perfil do evento).

  • Instalações e ambientes sensoriais: mais do que criar um design que incorpore os elementos visuais, é preciso incluir componentes que envolvam os sentidos para despertar sentimentos que fiquem gravados na memória do público.

  • Conte uma história: não basta ser um elemento ou uma cenografia linda. É preciso ajudar com a narrativa de todo o evento, inserindo o público na história como personagem  protagonista.

  • Interatividade: criar oportunidades para que os participantes interajam com a marca de maneira significativa é obrigatório.

Exemplos bem-sucedidos de aplicação de branding em eventos

Aqui temos dois exemplos de eventos bem recentes e que conseguiram unir elementos da identidade visual em ambientes físicos pelo Brasil.

Convenção do Grupo Boticário, na Praia do Forte

No caso do Grupo Boticário, a convenção de vendas, antecipando as novidades de Natal, foi uma oportunidade para imergir os participantes na cultura e nos valores da marca (O Boticário), de suas unidades de negócios e de seus produtos. 

Tudo fez parte de uma grande história de reconhecimento e engajamento com o público, inserindo-o como protagonista desde a chegada, com instalações e ambientes capazes de transmitir o propósito e que fossem fortemente compartilháveis, seja por seu ineditismo ou pela beleza aplicada. Isso foi visto através de instalações interativas de foto com fitas coloridas para o público, com presença da marca em elementos cenográficos inseridos nas áreas do hotel, com a plenária imersiva que se transformava conforme o conteúdo ou até mesmo pelas instalações que apresentavam seus lançamentos de forma artística e Instagramável.

Lançamento das marcas da Whirlpool: Brastemp e Consul, São Paulo

Já em Whirlpool, o evento de lançamento dos produtos Brastemp e Consul foi projetado para destacar a inovação e a qualidade dos novos produtos, mas dentro do propósito das empresas: Histórias Reais. Então, pra isso, o local já foi uma grande demonstração dessa narrativa, levando o público para o Casarão Veridiana para viver histórias. 

Além disso, a ambientação refletiu a estética moderna e intimista, com demonstrações dos produtos em ambientes que simulavam situações do cotidiano das famílias e permitiram que os convidados vissem e experimentassem os itens em ação, reforçando a confiança nos nomes.

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Rodolfo Brizoti

Sócio e Head de Criação, Planejamento e Conteúdo da EAÍ?!

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