Como meros consumidores, a todo momento somos impactados por uma estratégia de marketing. Afinal, estamos sempre em busca de um produto ou serviço e utilizamos os canais digitais em busca de referências antes mesmo de consumir. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar.
A relação entre vendedor e consumidor mudou substancialmente, tornando-se quase codependente, uma simbiose em que ambas as partes desempenham papéis essenciais para promover produtos e serviços de qualidade em um mercado cada vez mais exigente. O marketing digital é o instrumento que desempenha um papel crucial nessa nova dinâmica, indo além de uma mera estratégia de vendas, e se tornando uma valiosa ferramenta para ajudar as pessoas a resolverem suas necessidades, com a venda se tornando parte da solução.
De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, as empresas já perceberam que não é possível se manter competitivo sem presença no digital e mostra que 94% das companhias escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Inclusive, 70% dos pequenos negócios têm presença digital e vendem por meio de redes sociais, aplicativos e internet em geral, segundo o Sebrae.
O marketing digital emergiu como um elemento-chave na definição da tomada de decisão do consumidor e nós que estamos desse lado, não podemos ignorar todo o potencial de influência e até mesmo os pontos que definem as escolhas dos consumidores nos dias de hoje.
O que ninguém te disse sobre seu cliente, o marketing digital te conta
Antes de adquirir um produto ou serviço, os consumidores modernos realizam extensas pesquisas on-line. Eles exploram websites, redes sociais, fóruns, avaliações e blogs para obter informações relevantes sobre o que desejam comprar. As empresas acabam coletando e analisando dados sobre o comportamento e preferências dos consumidores e com isso é possível fornecer conteúdo, anúncios e ofertas altamente personalizados.
As mídias sociais também se destacam como um dos pilares mais influentes do marketing digital. Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok não apenas oferecem às empresas uma maneira de se conectar com seu público, mas também permitem que os consumidores vejam como outras pessoas estão usando produtos e serviços. Isso cria uma forma de prova social poderosa que impacta diretamente a tomada de decisão.
O potencial viral dessas plataformas é imenso e, quando outros consumidores testemunham o valor de um produto ou serviço, isso influencia diretamente a decisão de compra. Portanto, o marketing digital não apenas permite que as empresas alcancem os consumidores diretamente, mas também aproveitem a rede de contatos dos próprios consumidores para promover seus produtos.
Além disso, uma das maiores vantagens que temos com o marketing digital é a capacidade de medir o desempenho de campanhas em tempo real, o que possibilita ajustes rápidos e mudanças de rota com base no feedback e nos resultados. É claro que se analisamos que os consumidores respondem de maneira positiva a uma campanha, a empresa pode aprimorá-la ainda mais, gerando um ciclo contínuo de melhoria e maximização do impacto na tomada de decisão.
Outro ponto que não pode ser ignorado é o marketing de conteúdo. Com informações em blogs, vídeos, webinars, as organizações podem criar uma conexão com os consumidores e mostrar seus produtos e serviços. Essa abordagem não apenas informa os consumidores, mas também cria confiança e autoridade na área, além de ajudar com que tomem decisões a partir do conhecimento adquirido.
O marketing digital está em constante evolução e, sem dúvida, tornou-se uma força motriz para muitos negócios. Não se trata apenas de uma tendência passageira, mas de uma realidade fundamental para as empresas que desejam prosperar em um mercado em constante transformação. Estamos diante de um elemento essencial na construção de uma relação mais profunda e significativa entre empresas e consumidores.
*Nayara Anzolin é Head de Marketing da Pascholotto
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