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O poder do design para garantir a melhor experiência do consumidor

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Tempo de Leitura 2 min

Quando falamos em gestão de marcas, é importante que consigamos trabalhar diferentes conceitos e ferramentas para nos manter no mercado. Uma delas é o acompanhamento das tendências e inovações que surgem todos os dias. E esse tópico é muito empolgante para mim que sempre fui ligada ao branding e à comunicação estratégica.

Há seis anos à frente da área de Marketing e vendas de uma empresa especializada em produtos para bebês, entendo que para manter uma marca de puericultura leve sempre atualizada, é necessário focar os esforços e estratégias nos consumidores finais: os pais. E uma das formas que encontramos é no cuidado com o design dos produtos e de suas embalagens. Afinal, estes são os primeiros pontos de contato na busca do produto adequado.

O cuidado e a atenção aos detalhes nasce com a empresa. No caso da minha, vem desde a década de 70, quando o fundador, um habilidoso engenheiro de plásticos e pai de família, se uniu a cientistas, médicos e designers da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, para desenvolver um produto que combinava design atraente e funcional com benefícios médicos comprovados. Essa é a essência e o caminho para atender e conquistar o consumidor.

Por trabalhar em uma empresa global, com fabricação de produtos na Europa, são realizadas, de forma constante, pesquisas de mercado e uma troca com os países em que há vendas da marca, com foco no estilo de vida das famílias, guias de agências de tendências e feiras de moda infantil. Isso permite que consigamos trazer emoção e variedade com grande diversidade de cores e estampas, que se renovam anualmente.

O mais poderoso no design é que ele não é apenas estético, ele é funcional. No caso das colheres termossensíveis, por exemplo, foi desenvolvida para mudar de cor caso o alimento estiver quente demais para o bebê, além de contar com estojo que mantém os produtos higienicamente separados, sendo ideal para transporte.

Outro exemplo é o clip dos prendedores de chupeta. Particularmente, gosto deste exemplo pois ele foi feito para ser preso na roupa com apenas uma mão, dado que muitas vezes, os pais estão com a outra ocupada (às vezes segurando o próprio bebê). Ainda falando sobre o setor de puericultura leve, a funcionalidade da chupeta que brilha no escuro é uma inovação que me encanta. Ela facilita encontrá-la em um momento em que ninguém pretende acender a luz, principalmente para não acordar o pequeno que já pegou no sono.

Todo esse cuidado faz bastante diferença para os pais, principalmente os de primeira viagem, facilitando no dia a dia e deixando uma lembrança carinhosa. E para quem trabalha com produtos de puericultura leve, para empresas como a que eu atuo, esse cuidado deixa um legado para outras gerações.

*Marcela Issa, Diretora de Marketing e Vendas da MAM Baby no Brasil

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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