MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O legado inspirador das olimpíadas: sustentabilidade, inclusão e oportunidades para todos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

7 de ago. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Em 2014, tive a oportunidade de participar do Programa Sebrae no Pódio, em Londres, destinado à capacitação e desenvolvimento dos fornecedores dos Jogos Rio 2016, organizado pelo Sebrae. Essa experiência foi um divisor de águas em minha trajetória profissional e pessoal. Além dos desafios logísticos e a grandiosidade do evento, o que mais me marcou foi a chance de testemunhar o poder transformador dos Jogos Olímpicos como um catalisador de mudanças positivas na sociedade.

O objetivo do Sebrae no Pódio era diversificar as oportunidades para empresas que, de outra forma, não teriam condições de fornecer para eventos de grande porte. Fomos treinados para compartilhar serviços e, com a capacitação dos fornecedores locais, conseguimos vencer concorrências que normalmente seriam dominadas por grandes empresas internacionais.

Em Londres, aprendemos como a cidade se preparou para os Jogos, desde a logística até a preocupação com a sustentabilidade, inclusão e diversidade. Observamos métodos para reduzir o impacto ambiental, como a gestão eficiente de resíduos e o uso de materiais reciclados. A organização dos Jogos exigiu um compromisso com práticas sustentáveis, deixando um legado duradouro.

A sustentabilidade foi um pilar fundamental na organização dos Jogos do Rio de 2016, inspirada pelo exemplo de Londres. Desde a construção de instalações com materiais reciclados e energia renovável até a promoção da mobilidade urbana sustentável, os Jogos mostraram ao mundo que é possível realizar um evento de grande porte em harmonia com o meio ambiente.

Outro ponto central foi a preocupação com a diversidade e a inclusão. A Rio 2016 se comprometeu a criar um ambiente acolhedor e acessível para todos, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra característica. Essa iniciativa inspirou a implementação de medidas inclusivas em diversos setores da sociedade, como empresas, instituições de ensino e espaços públicos.

Dez anos após a realização do programa Sebrae no Pódio e oito anos após os Jogos do Rio, os pilares da diversidade, inclusão e sustentabilidade tornaram-se compromissos obrigatórios para todos aqueles que trabalham com na organização de eventos. Motivada por essa experiência transformadora, assumi o compromisso de disseminar o legado das Olimpíadas, que vai além das medalhas e dos recordes esportivos. É um legado de oportunidades que nos inspira a construir um futuro mais justo, verde e próspero para todos.

As Olimpíadas de Paris em 2024 prometem ser um marco em termos de sustentabilidade, com diversas iniciativas para reduzir o impacto ambiental e social do evento. A organização dos Jogos busca cortar pela metade as emissões de CO2 em comparação com edições anteriores, utilizando energia renovável, transporte público, materiais reciclados e programas de compensação de carbono. Além disso, a economia circular será implementada para minimizar o desperdício, com 95% dos materiais de construção reutilizados e o objetivo de enviar zero resíduos para aterros sanitários.

Legados ambientais e sociais também estão em foco, com o plantio de árvores, despoluição do Rio Sena, programas de inclusão social, desenvolvimento econômico local e promoção do esporte. Paris 2024 tem o potencial de ser um evento memorável, sustentável e inspirador, estabelecendo novos padrões para o futuro. Por aqui, ficaremos de olho e na expectativa de que sirva como um exemplo positivo para os grandes eventos ao redor do mundo.

*Mônica Schimenes, é fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo.

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme