O grande objetivo dos produtores de eventos é cativar seu público por meio de objetos e cenografias que despertem emoções nos participantes. Para conseguir esses resultados, a equipe de produção se desdobra fisicamente e mentalmente para cumprir prazos e sugerir ideias criativas. Do ponto de vista do público, ao participar de eventos, nossa atenção é voltada a todo o espetáculo que estamos vivenciando, deixando pouco espaço para pensar: "isso deve ter dado um tremendo trabalho para ser montado".
Sim, há muito trabalho e dedicação por trás de um grande evento, com diversas pessoas comprometidas com o projeto e focados na entrega final. O planejamento e a execução de eventos exigem alta coordenação e organização, além de um ritmo de trabalho intenso para garantir que tudo ocorra conforme o esperado. Qualquer imprevisto ou atraso pode gerar um impacto significativo no nível de estresse e moral da equipe, especialmente em eventos de grande porte ou quando as responsabilidades são amplas.
Como amenizar essa tensão? Por meio de boas práticas de gestão, comunicação clara, planejamento antecipado e suporte emocional adequado à equipe, promovendo um ambiente mais equilibrado. O colaborador de uma agência de eventos sabe que a pressão é inevitável, mas cabe à gestão implementar práticas que ajudem a equipe a lidar com essa realidade da melhor maneira possível.
Ao longo da minha carreira, percebi que a existência de espaços de descompressão, onde as pessoas podem expressar seus pensamentos e sentimentos sem julgamentos, é essencial para a saúde mental do time. Nesse ambiente o grupo consegue compartilhar e receber orientações adequadas para desenvolver novas perspectivas e fortalecer a colaboração em grupo, seja por meio de pedidos de ajuda ou práticas de mindfulness.
Existem três chaves para melhorar a saúde emocional: identidade, pertencimento e propósito. O propósito surge do exercício da identidade. Quando essa identidade é reconhecida, o sentimento de pertencimento se estabelece, impulsionando a motivação para a colaboração e a troca de experiências valiosas. Resgatar o propósito do trabalho não significa convencer alguém de que "nasceu para aquilo", mas ajudá-la a perceber que seu trabalho tem um impacto maior do que simplesmente a necessidade de remuneração.
Investir em saúde emocional não é apenas cuidar de quem já adoeceu, mas sim zelar por todo o processo — como o trabalho e as relações no ambiente estão sendo construídos. Os resultados são visíveis a curto, médio e longo prazo. É fundamental ouvir o público interno e implementar programas que, desde o início, promovam a escuta ativa e o direcionamento adequado, para então tratar cada caso de forma individual.
Nenhum desafio é fácil de ser superado no setor de eventos, porém, quando conquistado, o retorno é gratificante. Somente com uma equipe alinhada e emocionalmente preparada é que os cenários e elementos mencionados no início deste texto podem atingir seu máximo potencial; afinal, são aspectos planejados, construídos e desenvolvidos por pessoas para pessoas.
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