MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O impacto da saúde emocional na organização e gestão de Eventos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de out. de 2024

CATEGORIA

Artigos

O impacto da saúde emocional na organização e gestão Eventos
O impacto da saúde emocional na organização e gestão Eventos
O impacto da saúde emocional na organização e gestão Eventos

O grande objetivo dos produtores de eventos é cativar seu público por meio de objetos e cenografias que despertem emoções nos participantes. Para conseguir esses resultados, a equipe de produção se desdobra fisicamente e mentalmente para cumprir prazos e sugerir ideias criativas. Do ponto de vista do público, ao participar de eventos, nossa atenção é voltada a todo o espetáculo que estamos vivenciando, deixando pouco espaço para pensar: "isso deve ter dado um tremendo trabalho para ser montado".

Sim, há muito trabalho e dedicação por trás de um grande evento, com diversas pessoas comprometidas com o projeto e focados na entrega final. O planejamento e a execução de eventos exigem alta coordenação e organização, além de um ritmo de trabalho intenso para garantir que tudo ocorra conforme o esperado. Qualquer imprevisto ou atraso pode gerar um impacto significativo no nível de estresse e moral da equipe, especialmente em eventos de grande porte ou quando as responsabilidades são amplas.

Como amenizar essa tensão? Por meio de boas práticas de gestão, comunicação clara, planejamento antecipado e suporte emocional adequado à equipe, promovendo um ambiente mais equilibrado. O colaborador de uma agência de eventos sabe que a pressão é inevitável, mas cabe à gestão implementar práticas que ajudem a equipe a lidar com essa realidade da melhor maneira possível.

Ao longo da minha carreira, percebi que a existência de espaços de descompressão, onde as pessoas podem expressar seus pensamentos e sentimentos sem julgamentos, é essencial para a saúde mental do time. Nesse ambiente o grupo consegue compartilhar e receber orientações adequadas para desenvolver novas perspectivas e fortalecer a colaboração em grupo, seja por meio de pedidos de ajuda ou práticas de mindfulness.

Existem três chaves para melhorar a saúde emocional: identidade, pertencimento e propósito. O propósito surge do exercício da identidade. Quando essa identidade é reconhecida, o sentimento de pertencimento se estabelece, impulsionando a motivação para a colaboração e a troca de experiências valiosas. Resgatar o propósito do trabalho não significa convencer alguém de que "nasceu para aquilo", mas ajudá-la a perceber que seu trabalho tem um impacto maior do que simplesmente a necessidade de remuneração.

Investir em saúde emocional não é apenas cuidar de quem já adoeceu, mas sim zelar por todo o processo — como o trabalho e as relações no ambiente estão sendo construídos. Os resultados são visíveis a curto, médio e longo prazo. É fundamental ouvir o público interno e implementar programas que, desde o início, promovam a escuta ativa e o direcionamento adequado, para então tratar cada caso de forma individual.

Nenhum desafio é fácil de ser superado no setor de eventos, porém, quando conquistado, o retorno é gratificante. Somente com uma equipe alinhada e emocionalmente preparada é que os cenários e elementos mencionados no início deste texto podem atingir seu máximo potencial; afinal, são aspectos planejados, construídos e desenvolvidos por pessoas para pessoas.

COMPARTILHAR ESSE POST

CEO da Fito

Rodrigo Vitor

CEO da Fito

CEO da Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), que possui destaque com ações de Brand Experience

AUTOR

CEO da Fito

Rodrigo Vitor

CEO da Fito

CEO da Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), que possui destaque com ações de Brand Experience

AUTOR

CEO da Fito

Rodrigo Vitor

CEO da Fito

CEO da Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), que possui destaque com ações de Brand Experience

AUTOR

CEO da Fito

Rodrigo Vitor

CEO da Fito

CEO da Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), que possui destaque com ações de Brand Experience

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme