MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O futuro em meia década

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

O futuro em meia década
O futuro em meia década
O futuro em meia década

Chegamos à segunda metade de uma década já marcada por eventos históricos transformadores. A partir deste ano, abrimos um novo período de desafios e oportunidades. 

A Geração Beta, que abrangerá os nascidos até 2039 e os primeiros nativos em Inteligência Artificial, viverá em um mundo onde a revolução tecnológica, como a automação de nossas rotinas, influenciará como nunca a sociedade. 

Neste novo ciclo, nos depararemos com um mundo repleto de marcos disruptivos e, por consequência, com o surgimento de um novo modelo de sociedade, com consumidores plenamente conectados e, por isso, cada vez mais dispersos. 

Relendo um artigo que escrevi no final de 2019, falando sobre o início da década, percebi o quanto já nos transformamos nestes primeiros cinco anos: vivemos a evolução do ensino a distância e da forte adesão ao trabalho home office; vimos o surgimento (e seu possível fim) do Metaverso e de outras alternativas de realidades virtuais e aumentadas (VR e AR); carros elétricos e híbridos passaram a fazer parte do nosso dia a dia e impulsionamos o uso dos autônomos; pudemos ver o ESG ser adotado mundialmente de forma mais estruturada e mensurável; houve a massificação do uso de drones, blockchain e impressoras 3D; o streaming assumiu protagonismo na vida das famílias; as mídias sociais transformaram os creators/influenciadores em verdadeiros canais de comunicação; e, claro, o surgimento da inteligência artificial generativa. 

Tendo já acesso a todas essas evoluções, começamos a próxima metade da década de uma forma ainda mais acelerada. Mas, o que vem por aí? Entre uma mistura de conhecimentos adquiridos, opiniões de especialistas e até desejos, acredito que praticamente todos os movimentos, novidades e mudanças de comportamento serão influenciados principalmente por três fatores: 

1. A revolução da longevidade

Já somos um planeta em que, com a chegada da geração Beta, passamos a ter sete gerações convivendo – fato sem precedentes na história do mundo. Uma convivência que advém do fato de estarmos vivendo por mais anos – a ONU projeta que, até 2030, o número de pessoas com 60 anos ou mais no mundo aumentará 46%, totalizando 1,4 bilhão de indivíduos – e que traz mudanças de perspectivas importantes, como a promoção natural da valorização e adoção da atividade física, de uma alimentação saudável e a busca pelo “long life learning”, trazendo recomeços de carreiras e relacionamentos. 

É possível prever que a atitude de se preparar cada vez mais cedo para a longevidade será uma tendência irreversível.

Mudanças climáticas

2. Mudanças climáticas

Os grandes eventos climáticos continuarão influenciando planejamentos e incentivando investimentos em inovações capazes de ajudar as pessoas a se protegerem, principalmente a partir da ampliação da utilização de seguros.

Certamente, atividades de nossas rotinas, como viagens, pensando nos fenômenos climáticos, a compra de imóveis e veículos, diante dos riscos associados a incêndios e inundações, e até a aquisição de alimentos, levando em consideração possíveis perdas de safras e consequentes aumentos de preços, por exemplo, serão atreladas às crises climáticas. 

As dez catástrofes climáticas mais custosas de 2024, incluindo o furacão Milton, nos Estados Unidos, e a inundação de Valência, na Espanha, resultaram em perdas econômicas globais de aproximadamente 238,77 bilhões de dólares, informou a organização humanitária Christian Aid. No Brasil, 97% dos brasileiros já percebem mudanças climáticas em seu cotidiano, segundo pesquisa do Datafolha de junho de 2024.

Inteligência Artificial

3. Inteligência Artificial

Testemunhamos as pessoas passarem a ter computadores individuais, utilizar sistemas operacionais recém-lançados e aderirem aos smartphones, acontecimentos onde tivemos nossas rotinas transformadas substancialmente, dando início a um uso diário da tecnologia que, hoje, já não conseguimos viver sem. Isso se repetirá com a IA generativa.

Segundo pesquisa realizada pela Ipsos e Google no ano passado, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global é de 48%. E, apesar de um temor sobre suas consequências no mercado de trabalho, o Fórum Econômico Mundial estima que, nos próximos cinco anos, a inteligência artificial criará 170 milhões de novos empregos globalmente e, mesmo eliminando cerca 92 milhões postos, ainda resulta em um saldo positivo e mantém uma justa transformação estrutural do mercado de trabalho. 

Assim, ela estará cada vez mais integrada ao dia a dia das pessoas e empresas – e de forma mais rápida do que os exemplos anteriores. Uma vez que atual geração já nasce nativa em relação a essa tecnologia, será inclusive difícil prever como essa solução mudará o seu comportamento com relação à visão de mundo. 

Diante destas perspectivas, devemos nos questionar o que será mais ou menos valorizado pela sociedade. E, mais do que competitividade em qualidade e preço, as empresas precisarão entender como se adaptar ao novo cenário e manter sua relevância e a confiança dos consumidores, incluindo o combate à desinformação. 

Podemos dizer que a superficialidade e as ações sem propósito serão, dia após dia, mais desacreditadas, demandando planos e comunicações mais consistentes. Dessa forma, a criatividade, a sustentabilidade, a diversidade, as experiências e, principalmente, a humanidade nas relações serão cada vez mais valorizadas.

Mesmo que o futuro pareça cada vez mais incógnito, Peter Drucker sabiamente disse que, a melhor forma de prevê-lo, é criá-lo. 

Então, esteja confiante em seu papel na história, criando novas e inesquecíveis jornadas rumo ao novo.

COMPARTILHAR ESSE POST

Alexandre Nogueira é Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Alexandre Nogueira

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

AUTOR

Alexandre Nogueira é Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Alexandre Nogueira

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

AUTOR

Alexandre Nogueira é Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Alexandre Nogueira

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

AUTOR

Alexandre Nogueira é Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Alexandre Nogueira

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme