MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

O Boticário aposta em estímulos sensoriais sem o produto no lançamento de Egeo Cogu

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de mai. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Para apresentar a nova fragrância Egeo Cogu, o Boticário aposta em uma estratégia inusitada: uma experiência sensorial e imersiva, sem frascos ou amostras, que convida o público a imaginar o cheiro do lançamento a partir de estímulos visuais, sonoros e emocionais

O press kit não inclui o perfume, mas oferece elementos que provocam memórias e percepções, criando o primeiro review de produto sem produto do país. Para construir essa jornada, a marca combinou estudos de neurociência e tecnologia desenvolvidos com o centro NeuroSenses à tendência internacional do shifting, prática que utiliza estímulos gráficos para ampliar a imaginação e transportar o usuário para uma nova realidade.

O conteúdo audiovisual, produzido pelas empresas Pródigo e Canja, foi desenvolvido com som, imagem e uma navegação guiada, com o objetivo de despertar sensações e provocar descobertas. A ideia é que o público imagine “qual seria o cheiro de EGEO Cogu?” e compartilhe suas percepções nas redes sociais.

A ativação chega por meio de uma caixa enigmática, que utiliza tecnologia NFC (Near Field Communication) para ativar a experiência digital. Ao aproximar o celular, os convidados acessam o filme sensorial, cocriado com o Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário, que conduz a uma jornada sinestésica baseada nas áreas cerebrais ativadas durante o contato com a fragrância.

Segundo Carolina Carrasco, diretora de Branding & Comunicação do Boticário, enviar um kit sem nenhum produto e convidar o consumidor a imaginar um cheiro com a gente é a a forma encontrada pela marca para reinventar como os envios orgânicos de beleza são feitos no Brasil. A ideia é elevar o sensorial e a inovação olfativa do lançamento a um novo patamar.

Sofia Ricciardi, Diretora Executiva da SoWhat, agência que assina a campanha, explica que a ação partiu da necessidade de despertar desejo por algo tão inédito quanto uma fragrância criada a partir do cogumelo. O shifting foi o ponto de partida, um movimento cultural emergente que permitiu inaugurar uma nova linguagem para lançamentos de beleza, mais provocadora, imaginativa e nativa das redes.

Lançado em edição limitada, o perfume chegou ao e-commerce do Boticário e a lojas selecionadas no início da semana. Após a estreia, os participantes que receberam o press kit sensorial também receberão a versão física do produto.

Leia também: O Boticário lança movimento #OldToWork e desafia o etarismo no mercado de trabalho

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar