Inspirado no selo global #OpenToWork do LinkedIn, o Boticário dá um passo ousado na luta contra o etarismo e apresenta o movimento #OldToWork, que provoca o mercado a repensar os vieses ligados à idade na empregabilidade. A ação, idealizada em parceria com a agência GUT, visa ampliar a visibilidade da competência e da experiência de mulheres com 45 anos ou mais — público que ainda enfrenta grandes barreiras para se manter ou retornar ao mercado de trabalho.
O movimento estreou em 8 de abril com a Vice-Presidente de Marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, adotando o selo #OldToWork em seu perfil no LinkedIn. A iniciativa convida lideranças e empresas a se engajarem em uma conversa necessária sobre a inclusão etária nas corporações. “Acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de seus empreendimentos”, afirma Gomide.

Capacitação para recomeçar
Além da provocação simbólica, o Grupo Boticário dá continuidade a ações concretas com a segunda edição do programa Novos Começos, voltado à capacitação profissional de mulheres 45+. A primeira edição, realizada em 2022, formou mais de duas mil mulheres, e agora a meta é impactar outras 2.500. A iniciativa é gratuita e foi desenvolvida em parceria com a consultoria Maturi, referência nacional em diversidade etária e geracional.
O curso oferece uma trilha de aprendizagem de 20 horas ao longo de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas de mercado. As inscrições estão abertas até 8 de maio no site matur.in/novoscomecos. As 200 primeiras inscritas terão acesso completo ao conteúdo da plataforma, incluindo aulas gravadas e encontros ao vivo. As demais participantes poderão acessar workshops e módulos temáticos.
“Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, as mulheres 45+ ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero. Que privilégio é poder gerar impacto com programas como o Novos Começos em parceria com o Boticário”, comenta Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.

Economia Prateada e futuro do trabalho
Dados da consultoria Data8 mostram que 70% das mulheres acima de 45 anos enfrentam dificuldades de recolocação profissional. Além disso, 35% recorrem ao empreendedorismo por necessidade, muitas vezes sem acesso à formação adequada. O cenário reforça a urgência de programas como Novos Começos, que também se alinha ao chamado Pacto Prateado, criado pelo Grupo Boticário em 2024 para reunir iniciativas antietaristas.
A aposta no potencial da Economia Prateada também se ampara em dados da FGV, que apontam que até 2040, 57% da força de trabalho será composta por pessoas com mais de 45 anos. No entanto, a participação das mulheres 50+ em empresas ainda é extremamente baixa: apenas 1,4%, segundo o Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022.
Compromisso com a inclusão
A diversidade etária é uma das cinco frentes prioritárias da área de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, que também atua em prol da equidade racial, de gênero, da inclusão de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+. Desde 2020, a companhia define um tema-foco anual para ampliar a visibilidade dessas agendas. Em 2024, o foco está justamente no combate ao etarismo.
Entre as ações destacadas está a Trilha Antietarista, formação gratuita com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal, além do apoio a eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, e à construção do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. Em outubro do ano passado, O Boticário também abordou o tema do envelhecimento feminino em rede nacional com a ação “Seu Auge é Hoje”, exibida na novela Mania de Você, da TV Globo.
CMO Summit 2025 reúne os maiores nomes do Marketing brasileiro
COMPARTILHAR ESSE POST