MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

O Boticário lança movimento #OldToWork e desafia o etarismo no mercado de trabalho

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

9 de abr. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Boticario

Inspirado no selo global #OpenToWork do LinkedIn, o Boticário dá um passo ousado na luta contra o etarismo e apresenta o movimento #OldToWork, que provoca o mercado a repensar os vieses ligados à idade na empregabilidade. A ação, idealizada em parceria com a agência GUT, visa ampliar a visibilidade da competência e da experiência de mulheres com 45 anos ou mais — público que ainda enfrenta grandes barreiras para se manter ou retornar ao mercado de trabalho.

O movimento estreou em 8 de abril com a Vice-Presidente de Marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, adotando o selo #OldToWork em seu perfil no LinkedIn. A iniciativa convida lideranças e empresas a se engajarem em uma conversa necessária sobre a inclusão etária nas corporações. “Acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de seus empreendimentos”, afirma Gomide.

Capacitação para recomeçar

Além da provocação simbólica, o Grupo Boticário dá continuidade a ações concretas com a segunda edição do programa Novos Começos, voltado à capacitação profissional de mulheres 45+. A primeira edição, realizada em 2022, formou mais de duas mil mulheres, e agora a meta é impactar outras 2.500. A iniciativa é gratuita e foi desenvolvida em parceria com a consultoria Maturi, referência nacional em diversidade etária e geracional.

O curso oferece uma trilha de aprendizagem de 20 horas ao longo de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas de mercado. As inscrições estão abertas até 8 de maio no site matur.in/novoscomecos. As 200 primeiras inscritas terão acesso completo ao conteúdo da plataforma, incluindo aulas gravadas e encontros ao vivo. As demais participantes poderão acessar workshops e módulos temáticos.

“Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, as mulheres 45+ ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero. Que privilégio é poder gerar impacto com programas como o Novos Começos em parceria com o Boticário”, comenta Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.

Economia Prateada e futuro do trabalho

Dados da consultoria Data8 mostram que 70% das mulheres acima de 45 anos enfrentam dificuldades de recolocação profissional. Além disso, 35% recorrem ao empreendedorismo por necessidade, muitas vezes sem acesso à formação adequada. O cenário reforça a urgência de programas como Novos Começos, que também se alinha ao chamado Pacto Prateado, criado pelo Grupo Boticário em 2024 para reunir iniciativas antietaristas.

A aposta no potencial da Economia Prateada também se ampara em dados da FGV, que apontam que até 2040, 57% da força de trabalho será composta por pessoas com mais de 45 anos. No entanto, a participação das mulheres 50+ em empresas ainda é extremamente baixa: apenas 1,4%, segundo o Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022.

Compromisso com a inclusão

A diversidade etária é uma das cinco frentes prioritárias da área de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, que também atua em prol da equidade racial, de gênero, da inclusão de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+. Desde 2020, a companhia define um tema-foco anual para ampliar a visibilidade dessas agendas. Em 2024, o foco está justamente no combate ao etarismo.

Entre as ações destacadas está a Trilha Antietarista, formação gratuita com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal, além do apoio a eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, e à construção do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. Em outubro do ano passado, O Boticário também abordou o tema do envelhecimento feminino em rede nacional com a ação “Seu Auge é Hoje”, exibida na novela Mania de Você, da TV Globo.

CMO Summit 2025 reúne os maiores nomes do Marketing brasileiro

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar