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NRF 2024: desvendando as tendências do varejo

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

23 de jan. de 2024

CATEGORIA

Artigos

A NRF 2024 ainda trará muitos impactos e ecoará no cenário do varejo ao longo do ano. Com números grandiosos, incluindo mais de 40.000 participantes, 6.200 marcas, 100 países, 190 palestras, 450 palestrantes e 1.000 expositores, essa edição ficará marcada na história do maior evento de varejo do mundo. Discursos poderosos, como de Magic Johnson, deixarão uma mensagem na memória de todos os participantes.

Diferentemente do ano passado, quando temas como macroeconomia, inflação e estratégias de motivação eram protagonistas, a NRF 2024 concentrou-se de forma intensa em tópicos que devem ser cruciais para o futuro do varejo: Retail Media e Inteligência Artificial aliada à eficiência operacional. Ouvi muito também sobre o planejamento das marcas para atrair a Geração Z e, claro, como grandes marcas, como Levi’s, podem ser tão longevas, utilizando estratégias certas e adaptando-se ao cliente em cada momento se sua história.

Saindo um pouco do assunto “tendências”, quando o tema foi inspiracional e motivador, o empreendedorismo do “faça acontecer” tomou conta. A palestra de Magic Johnson, inclusive, foi a base para essas discussões. Mas, vamos aos principais pilares da NRF 2024, na minha visão.

Retail Media: Uma revolução na comunicação do varejo

As discussões sobre Retail Media revelaram uma mudança significativa na forma como as marcas encaram a publicidade dentro do ambiente de varejo. A ênfase em criar visibilidade e maximizar a receita por meio de ativações publicitárias durante a jornada de compra demonstra a busca por uma abordagem mais direta e eficaz.

Esse enfoque, observado em várias palestras durante o evento, destaca a necessidade de monetizar o espaço de venda, seja digital ou físico. Embora o cenário atual do Brasil em relação ao Retail Media esteja distante do observado nos EUA, há oportunidades promissoras para o desenvolvimento local. Os varejistas estão percebendo o valor do momento da compra e explorando maneiras de capitalizar esse espaço para não depender exclusivamente de uma única fonte de receita, especialmente diante do crescimento do comércio online.

Inteligência Artificial: além dos números e dados

Dificilmente, a NRF 2024 deixaria de passar sem abordar a Inteligência Artificial. Nas minhas pesquisas iniciais sobre o evento deste ano, foi “simples” identificar que essa seria uma das temáticas mais poderosas durante o ano.

Contudo, o destaque não foi apenas para a IA em si, mas para a forma como os varejistas a encaram como uma ferramenta para impulsionar a eficiência operacional. E é até por isso que a eficiência operacional tornou-se um tema central nas discussões, com palestras destacando como as empresas podem implementar soluções baseadas em IA para reduzir custos, elevar a satisfação do cliente e aprimorar a experiência geral.

A jornada do cliente foi um grande ponto discutido, muito pensando em como as empresas podem atrair mais e, é claro, fidelizar. Na minha visão, ficou claro que o sucesso reside na combinação equilibrada dos recursos internos da empresa e nas oportunidades proporcionadas pela IA.

Geração Z e o que as marcas esperam dela

A personalização impulsionada por IA tornou-se uma ferramenta essencial para atender às expectativas da Geração Z, oferecendo recomendações personalizadas, comunicações direcionadas e experiências adaptadas. Houve uma palestra espetacular para abrir o segundo dia, quando três marcas – H&M, Spotify e McDonald´s – se juntaram para falar de futuro e, consequentemente, da Geração Z.

O Spotify quer dar para esse público muito além da música. Querem ajudar a Geração Z a crescer com aprendizado contínuo, por meio de podcasts, por exemplo. Há uma preferência latente desse público em adquirir conhecimento sobre temas que não foram abordados em instituições de ensino,

Já o McDonald´s trabalha para oferecer uma linguagem que traga conexão com a Geração Z. Além disso, começa a repensar o espaço físico e como será o futuro da rede neste sentido. Há uma estimativa de que, em 2030, 55% das lojas do McDonald´s tenham a menor taxa de visita em 45 anos.

Empreendedorismo foi a palavra da vez nas palestras motivacionais

O tema "Make it Matter" (Faça com que Isso Importe) da NRF 2024 ecoou nas palestras motivacionais (aquelas que vão além dos negócios), que seguiram uma linha inspiradora de empreendedorismo. Palestrantes destacaram a importância de pensar em planos, construir colaborativamente e transformar ideias em ações concretas. Na palestra de Magic Johnson, inclusive, ele contou uma história sobre como ajudou a sua filha nesta questão.

A NRF 2024 proporcionou uma visão abrangente do futuro do varejo, delineando um novo capítulo repleto de possibilidades.

Os paralelismos entre inovação tecnológica, eficiência operacional e visão empreendedora está moldando um cenário empolgante para o setor. Agora, resta-nos explorar esse futuro, alavancando as lições aprendidas na NRF 2024 para prosperar nos próximos anos.

*Mariana Tahan Ralisch é diretora de Marketing da Wake

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