Nissin promove praticidade e versatilidade a partir da escuta do consumidor Mundo do Marketing 2 de dezembro de 2022

Nissin promove praticidade e versatilidade a partir da escuta do consumidor

         

Atenta às demandas de quem compra os seus produtos, a marca identificou pontos para expansão pós-pandemia e fortaleceu as estratégias de comunicação com o público

Publicidade

Para qualquer marca, acompanhar o dia-a-dia dos consumidores é uma forma valiosa de captar insights. É a partir desse tipo de observação, feita hoje também pelas redes sociais, que a Nissin consegue identificar os sentimentos dos clientes quanto aos produtos oferecidos pela empresa.

Conhecer os elogios, os desejos e as dificuldades dos clientes facilita a promoção de campanhas de comunicação mais assertivas e o lançamento de produtos mais compatíveis com as necessidades dos consumidores. A importância da atenção ficou evidente no auge da pandemia, quando estar próximo das pessoas foi um grande diferencial.

Naquele momento, a Nissin passou a explorar a versatilidade de seu portfólio sugerindo aos clientes receitas variadas, que poderiam ser preparadas a partir dos produtos da empresa. “Na pandemia, as marcas de alimentos práticos se tornaram grandes parceiras dos consumidores. Seguimos essa tendência oferecendo produtos acessíveis, de fácil preparo e muito versáteis, pois percebemos que os consumidores poderiam criar outras receitas a partir deles”, pontua Ana Fossati, Gerente de Marketing da Nissin, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.

Aprendizados da Pandemia
Os anos pandemicos reforçaram a importância de características valorizadas pela Nissin: praticidade e versatilidade. A líder de mercado no segmento de macarrão instantâneo iniciou 2022 sabendo que estas qualidades deveriam não apenas ser mantidas, mas também estendidas a novos produtos.

Para isso, a empresa reforçou a prática de observar e ouvir os consumidores para entender como o mercado reagiria à introdução de novos ítens. “Iniciamos 2022 tentando compreender a questão de volume da marca e acompanhar o consumidor para oferecer produtos diferenciados. Entendemos que, pensando em toda a questão de praticidade e de segurança, tínhamos a oportunidade de introduzir uma nova linha”, afirma Ana.

Publicidade

Assim chegou ao Brasil o Yakissoba UFO. Bem-sucedido fora do país, o produto da Nissin, que mantém as características intrínsecas à marca, inaugurou uma novidade para o público brasileiro. “Essa linha tem os mesmos atributos de praticidade e versatilidade do Cup Noodles e Lamen, mas possui alguns diferenciais, como, por exemplo, a possibilidade de utilizar um sachê de tempero líquido, seguindo a tendência de oferecer produtos mais práticos, que oferecem ao consumidor formas mais fáceis de preparar uma refeição”, explica a Gerente.

Proximidade aos consumidores
Como marcas e empresas podem se manter próximas a clientes que desejam produtos cada vez mais práticos, versáteis e inovadores? Dando a eles exatamente o que eles querem. “A estrutura de Marketing da Nissin é composta por dois grandes pilares. Um deles é o pilar de produtos, marcado por ideais muito grandes de inovação. Como líder do segmento, é importante que a marca traga novidades para a categoria. Essa ousadia possibilita que os nossos produtos sigam presentes nas mesas, atendendo os desejos e as necessidades das pessoas”, reflete Ana.

O segundo pilar para o Marketing da Nissin é a comunicação. Ao longo dos anos, a marca fortaleceu sua presença digital no Brasil e conta com o engajamento do público jovem. “Enfrentamos o grande desafio contemporâneo – que diz respeito a como chegar e como nos comunicar com os consumidores – partindo de uma forma particular de fazer comunicação. A ideia é promover interações mais leves e divertidas, capazes de reforçar os atributos dos nossos produtos e, ao mesmo tempo, gerar conteúdo que interesse às pessoas e desperte engajamento”, afirma a Gerente.

Outro fator fundamental para solidez da imagem da Nissin é a utilização de experiências reais para nortear as estratégias de comunicação. “Quando se fala em comunicação, tudo parte de algo que é real para o consumidor. Não inventamos nada. Comunicamos experiências reais, captadas como insights que surgem de observações, feedbacks e conversas. Isso cria um lado muito verdadeiro na comunicação, é algo que já está no dia-a-dia de algumas pessoas”, pontua.

O cliente tem razão
Você já pensou em comer miojo doce? Se não, você não é o único. Se sim, você também não está sozinho. Antenada às atividades dos consumidores no meio digital, a Nissin percebeu que a experimentação de receitas feitas de lámen doce não era algo incomum. Foi assim que a marca decidiu lançar dois novos sabores: beijinho e chocolate. “Esse foi um case diferenciado. Vimos que alguns consumidores faziam receitas de lámen doce, então, decidimos lançar a nossa versão, da forma mais objetiva e transparente possível”, afirma Ana.

Com o slogan “Miojo doce? Credo, que delícia!”, o lançamento dos novos sabores da Nissin causou burburinho nas redes sociais. Dada a diferença dos produtos doces em comparação aos lámens tradicionais, a marca precisou chamar a atenção para a forma de preparo, por vezes negligenciada pelos consumidores. “Nas novas embalagens, reforçamos as instruções sobre o modo de preparo. Tivemos esse cuidado porque este produto deve ser preparado com leite. Então, fizemos uma série de destaques para atentar os clientes sobre as diferenças entre o preparo com leite e com água”, explica.

A influência dos consumidores reflete também nas embalagens projetadas pela marca, que buscam acompanhar as ocasiões de uso de cada produto. “Quando se olha para macarrão instantâneo, entendemos a categoria englobando Lámen, que chamamos de pacote, a linha Cup Noodles e agora o UFO, que chamamos de copos, um formato diferente de embalagem. No caso do Lámen Doce, por exemplo, pensamos em como utilizar a embalagem para passar informações objetivas, tanto no que diz respeito aos sabores quanto para o modo de preparo correto”, conclui a Gerente de Marketing da Nissin.

*Com supervisão de Bruno Mello e Priscilla Oliveira

Clique aqui e se inscreva no Clube Mundo do Marketing.

Leia também: Como a Nissin se aproxima da geração Z com o Rock in Rio e ações ESG


Publicidade