O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) é o político brasileiro mais influente no Instagram em 2025. Com média de 1,5 milhão de interações por post na plataforma, a presença digital do parlamentar alcançou níveis incomparáveis: segundo colocado no ranking, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), aparece com pouco mais de 237 mil interações – seis vezes menos do que o colega de partido.
É o que aponta um levantamento realizado pela Zeeng em parceria com a MonitoraBR. O estudo analisa a média de interações por publicação entre janeiro e junho, rankeando os 100 políticos brasileiros com maior engajamento na plataforma. Os dados apontam padrões claros: predominância da direita, protagonismo do Partido Liberal (PL), forte presença de parlamentares e um desequilíbrio persistente de gênero.
Dentre os nomes listados, 56% se identificam com a direita. O Partido Liberal (PL) é o partido mais representado, com 42 políticos associados à sigla entre os mais influentes. Também figuram entre os mais engajados o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), reforçando a força da família Bolsonaro nos ambientes digitais.
O domínio da direita é ainda mais visível entre os dez mais influentes. Oito deles se identificam com o espectro. Fogem à regra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), quarta colocada com 178 mil interações, e o presidente em exercício Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oitavo colocado com 97 mil interações. Veja, abaixo, o Top 10:
Nikolas Ferreira (PL) – 1.591.156 interações – Direita
Jair Bolsonaro (PL) – 237.578 interações – Direita
Rodrigo Manga (Republicanos) – 213.051 interações – Direita
Erika Hilton (PSOL) – 178.686 interações – Esquerda
André Fernandes (PL) – 158.002 interações – Direita
Lucas Pavanato (PL) – 144.722 interações – Direita
Eduardo Bolsonaro (PL) – 133.958 interações – Direita
Lula (PT) – 97.057 interações – Esquerda
Cletinho Azevedo (Republicanos) – 82.834 interações – Direita
Fábio Teruel (MDB) – 75.738 interações – Direita
Outros recortes
No recorte de gênero, o desequilíbrio é evidente: 75% dos políticos listados são homens, e apenas 25% são mulheres. Ainda assim, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) aparece em 4º lugar geral, com 178.686 interações médias, enquanto a também parlamentar Carla Zambelli (PL-SP) aparece na 18ª posição, com 42,5 mil interações. Destacam-se, ainda, a vereadora Zoe Martinez (PL-SP), na 20ª posição, Bia Kicis (PL-DF), 27ª, Damares Alves (Republicanos-DF), 45ª, e Tabata Amaral (PSB-SP) 50ª.
O poder legislativo se destaca: deputados federais e estaduais representam a maior parte dos perfis mais influentes. Esta relevância inclui nomes atualmente sem mandato, como o empresário Pablo Marçal (PRTB-SP), 29º, Gilson Machado (PL-PE), 61º, e Arthur do Val (UB-SP), 64º.
Geograficamente, São Paulo reúne 32% dos políticos influentes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 15%. Minas Gerais aparece com nomes como Nikolas Ferreira, 1º, André Janones (Avante-MG), 34º, Romeu Zema (Novo-MG), 40º, ampliando a relevância regional de um estado considerado central no jogo político brasileiro.
Ainda que em menor número, figuras identificadas com a esquerda também marcam presença. Além de Erika Hilton e do presidente Lula, nomes como Fernando Haddad (PT-SP), 23º, Guilherme Boulos (PSOL-SP), 28º, Sâmia Bomfim (PSOL-SP), 49ª e Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), 60ª, indicam que há espaço para disputas narrativas no Instagram.
Leia também: Marketing Político: estratégias digitais que podem mudar o rumo nas eleições
COMPARTILHAR ESSE POST







