MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Mulheres lideram preferência por modelos de trabalho em home office no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

8 de mar. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Modelos de trabalho híbrido e remoto são os favoritos de 52% dos brasileiros, conforme apontam dados de uma pesquisa divulgada pelo Datafolha. E a flexibilidade oferecida pelas citadas modalidades estão ganhando força por contribuírem também para a promoção da igualdade de gênero no mercado de trabalho.  Isso porque estes modelos não apenas permitem que os trabalhadores respondam às responsabilidades domésticas e parentais como também possibilita que mulheres tenham mais liberdade para buscar novas oportunidades profissionais e para se dedicar aos estudos e ao aprimoramento profissional. Aplicando a teoria à realidade, 38% das mães com filhos pequenos entrevistadas para a pesquisa "Mulheres no Local de Trabalho", realizada pela McKinsey & Company em colaboração com LeanIn.Org, revelaram que, sem flexibilidade no local de trabalho, seriam compelidas a deixar a empresa ou reduzir suas horas de trabalho, o que significa a perda do poder financeiro. Em função disso, home office e modelo híbrido aparecem como uma preferência de 28% das mulheres entrevistadas pelo Datafolha. A título de comparação, a opção pelo trabalho totalmente presencial é mais expressiva entre os homens (48%) em comparação com as mulheres (41%). O fator eficiência Para Ricardo Triana, Diretor Interino do Project Management Institute (PMI) na América Latina, a preferência pela flexibilidade, especialmente entre as mulheres, destaca a importância de modelos de trabalho que promovam equidade e satisfação no ambiente profissional. Mais satisfeitos, os profissionais tendem a render mais, contrariando a percepção de que os modelos híbridos prejudicam a eficiência. Nesse sentido, dados divulgados no relatório Pulse of the Profession 2024, da PMI, apontam que os resultados obtidos no regime home office não comprometem a eficácia no ambiente profissional. Detalhes específicos mostram uma diferença mínima nas taxas de desempenho entre o trabalho remoto, localização híbrida e trabalho presencial. Conforme indicado pela Taxa de Desempenho do Projeto, os dados apontam para 73,2% no trabalho remoto, 73,4% na localização híbrida e 74,6% no trabalho presencial, demonstrando uma variação sutil nas eficiências, independentemente da modalidade de trabalho adotada. Adicionalmente, dados de uma pesquisa realizada em conjunto pela Scoop e o Boston Consulting Group (BCG) apontam que empresas com políticas flexíveis superam seus pares em crescimento de receita. Empresas totalmente flexíveis apresentaram um crescimento de receita de 21%, em comparação com 5% nas empresas com requisitos de tempo de escritório. Leia também: 54% dos anfitriões do Airbnb são mulheres. Oportunidade de empreender é atrativo

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme