<p><strong>M&eacute;trica &eacute; igual &agrave; mensura&ccedil;&atilde;o de resultados, planejamento e tecnologia </strong></p><p>Por Carlos Medina* </p><p>A partir de 2006 o investimento em a&ccedil;&otilde;es de marketing interativo deixou de ser espor&aacute;dico e raro para se tornar uma realidade na maioria das empresas, n&atilde;o importando o tamanho dela. Mas e ai? Investir por investir pode n&atilde;o ser a melhor resposta que as empresas buscam, precisamos saber realmente se todo esse investimento est&aacute; dando resultados ou n&atilde;o, para a&iacute; sim decidir se investiremos mais, menos ou mais ou menos. Para isso a primeira coisa a ser feita &eacute; definir o objetivo deste investimento. Na maioria das vezes uma a&ccedil;&atilde;o de marketing interativo tem como objetivo o lucro, branding ou alguma outra a&ccedil;&atilde;o de resposta direta, cada um destes objetivos necessita de um pr&eacute;vio planejamento para a defini&ccedil;&atilde;o de suas respectivas m&eacute;tricas de sucesso.</p><p>M&eacute;tricas &eacute; a medi&ccedil;&atilde;o de um atributo (propriedades ou caracter&iacute;sticas) de uma determinada a&ccedil;&atilde;o (click, compra, interatividade) em um determinado local (ve&iacute;culo, pe&ccedil;a, formato, etc). S&atilde;o subs&iacute;dios fundamentais para conhecer, controlar e melhorar&nbsp; as a&ccedil;&otilde;es on-line, al&eacute;m de servir de base para estimativas futuras. Atrav&eacute;s de m&eacute;tricas a tomada de decis&atilde;o deixa de ser emp&iacute;rica e passa a ser hol&iacute;stica.</p><p>Defina o que ser&aacute; mensurado, certifique-se que todos entenderam suas necessidades (fornecedores de tecnologia, seu chefe, seu estagi&aacute;rio, o departamento de tecnologia...etc). Seja realista, m&eacute;tricas v&atilde;o fornecer nortes a serem seguidos, se sua a&ccedil;&atilde;o online est&aacute; mal produzida/criada os n&uacute;meros e as ferramentas n&atilde;o poder&atilde;o corrigir esses erros. Utilize-se de hist&oacute;rico e dados do mercado para determinar resultados. E finalmente se preocupe com o tempo. Defina prazos reais desde implementa&ccedil;&atilde;o, gest&atilde;o, otimiza&ccedil;&otilde;es. Apesar da tecnologia ser real time, diferentes linguagens, diferentes pe&ccedil;as criativas, diferentes sites necessitam muitas vezes de uma personaliza&ccedil;&atilde;o mais avan&ccedil;ada, e que precisa de tempo para ser desenvolvida e principalmente testada. Informa&ccedil;&atilde;o perdida raramente pode ser recuperada. </p><p>A partir do momento que fica decidido que a mensura&ccedil;&atilde;o ser&aacute; realizada, a primeira pergunta a ser feita &eacute;: de onde vir&atilde;o os n&uacute;meros que ir&atilde;o alimentar minha base de dados / planilhas de an&aacute;lise. Como e o que mensurar? Por que mensurar a&ccedil;&otilde;es on-line? Levando para o lado pr&aacute;tico, essas perguntas podem facilmente ser substitu&iacute;das pelas: O site novo est&aacute; dando mais resultado que o antigo? Vale mais a pena fazer parcerias ou investir em links patrocinados? Por que meu investimento em marketing interativo no portal A est&aacute; melhor que no portal B? Voc&ecirc; pode mensurar todas essas informa&ccedil;&otilde;es e assim descobrir se o investimento feito est&aacute; gerando o retorno esperado. </p><p>Praticamente todas as atividades online podem ser mensuradas e cruzadas atualmente. As informa&ccedil;&otilde;es que relaciono a seguir podem ser facilmente mensuradas e podem trabalhar a favor de suas a&ccedil;&otilde;es online: m&iacute;dia (impress&otilde;es / clicks) acesso, (visitantes &uacute;nicos, page views), origem (buscadores, campanha, e-mail, v&iacute;deo, viral). Al&eacute;m do tempo de navega&ccedil;&atilde;o, a origem, funil de convers&atilde;o). A&ccedil;&otilde;es offline convergentes, intera&ccedil;&otilde;es, convers&otilde;es, indica&ccedil;&otilde;es (viral),&nbsp; Opt-In / Opt-out , al&eacute;m de cadastros.</p><p>Os resultados podem ser pouco precisos, confusos, caros e darem mais trabalho para se consolidar, caso a campanha n&atilde;o tenha um pr&eacute;vio planejamento e defini&ccedil;&atilde;o de objetivos e seu acompanhamento. Portanto, seja&nbsp; preciso e espec&iacute;fico.</p><p>N&atilde;o existem melhores m&eacute;tricas. O que existem, sim, s&atilde;o m&eacute;tricas mais utilizadas, pois al&eacute;m de muitas vari&aacute;veis a serem possivelmente cruzadas o seu neg&oacute;cio &eacute; &uacute;nico. Resumidamente a melhor m&eacute;trica para seu neg&oacute;cio &eacute; aquela que comprove que seu investimento em marketing / tecnologia est&aacute; sendo rentabilizado (vendas, branding e acesso).</p><p>Como j&aacute; havia comentado, o meio online possibilita a mensura&ccedil;&atilde;o de praticamente todos os seus eventos, n&atilde;o faz&ecirc;-lo pode significar, al&eacute;m de um desperd&iacute;cio de tempo tamb&eacute;m o do seu dinheiro. Conseq&uuml;entemente sua empresa sempre estar&aacute; atr&aacute;s do mercado e dos seus principais concorrentes. O barato pode sair caro. Mensura&ccedil;&atilde;o geralmente &eacute; custosa e necessita de investimento, a escolha por uma ferramenta mais barata, mas que n&atilde;o supra suas necessidades, pode lhe ser muito cara a m&eacute;dio e longo prazo.</p><p>A primeira a&ccedil;&atilde;o a ser feita para se interpretar e comparar m&eacute;tricas dentro de uma campanha / a&ccedil;&atilde;o online &eacute; a de trazer todos os n&uacute;meros para uma mesma base de compara&ccedil;&atilde;o. Com isso podemos cruzar m&eacute;tricas sem problema. A compara&ccedil;&atilde;o dos resultados atuais com campanhas passadas facilita no entendimento geral das a&ccedil;&otilde;es. </p><p>A escolha das ferramentas corretas &eacute; importante para se fazer essa otimiza&ccedil;&atilde;o de maneira autom&aacute;tica e n&atilde;o manual.&nbsp; Estamos na era digital, para conseguirmos suprir todas as necessidades de sua velocidade&nbsp; precisamos utiliz&aacute;-las.&nbsp; E n&atilde;o fazer as coisas manualmente.</p><p>Aqui na Unica a an&aacute;lise dos dados &eacute; feita de maneira peri&oacute;dica e proativa e n&atilde;o somente ao t&eacute;rmino das campanhas. E sempre estamos atentos&nbsp; para verificar a performance das a&ccedil;&otilde;es. A partir do momento em que os dados das a&ccedil;&otilde;es j&aacute; est&atilde;o dispon&iacute;veis, cabe somente a voc&ecirc; analis&aacute;-los e otimizar suas a&ccedil;&otilde;es o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel.</p><p>Mensura&ccedil;&atilde;o &eacute; um ciclo continuo: implementa&ccedil;&atilde;o, recomenda&ccedil;&otilde;es, otimiza&ccedil;&otilde;es, an&aacute;lises e acompanhamento. As empresas n&atilde;o podem tamb&eacute;m se tornar escravas de n&uacute;meros. Inova&ccedil;&atilde;o e testes fazem parte do dia-a-dia de empresas digitais que almejam destaque em suas &aacute;reas de atua&ccedil;&atilde;o digital.<br />&nbsp;<br />*Carlos Medina &eacute; diretor de opera&ccedil;&otilde;es da Unica Interactive Marketing Solutions. E-mail: <a href="mailto:carlos@aunica.com">carlos@aunica.com</a></p>
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