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Minha marca viralizou. E agora?

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

2 de out. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Imagine que você é responsável pelo Marketing de uma marca e está focado nas demandas atuais quando começa a chegar uma análise de que, repentinamente, sua marca viralizou. E o melhor: espontaneamente. O primeiro pensamento pode ser o medo do que catapultou esse nome, mas a resposta é uma só: um influenciador falou dela naturalmente e as buscas pelo seu produto aumentaram a partir disso.

O cenário acima vem acontecendo com frequência nas redes sociais, mas ainda maior dentro do TikTok. São resenhas, análises, mini vlogs e dicas que fazem com que, de repente, um item se torne desejo. Os virais da internet possuem um poder enorme tanto de altas vendas quanto de acabar com a reputação de uma marca.

Isso porque as resenhas de produtos podem ser a fama ou a lama de uma marca. Quando as “dicas de ouro” chegam com apelo em busca de like, a atenção deve ser redobrada pois algumas mentiras podem ser propagadas.

Recentemente um perfil sobre dicas de limpeza ensinou a desencardir roupas de cama e toalhas com Veja Desengordurante - aquele que é utilizado para tirar crostas do fogão, de azulejo e pisos. A dica, que resolve uma dor do consumidor, inconsequentemente pode trazer prejuízos não só para a Veja, quanto para as fabricantes de máquinas de lavar. Afinal, o produto não foi desenvolvido para tal fim, nem testado em tecidos. As peças internas da máquina de lavar também não foram projetadas para receber aquele composto químico.

Qualquer doença de pele que venha a ocasionar no consumidor, recairá na fabricante. “Não recomendamos o uso de Veja desengordurante em tecidos, roupas ou em ciclos de lavagem em máquinas de lavar. Para tecidos, recomendamos o uso de Veja Power Action que limpa e desinfeta pisos, paredes e tecidos. Buscamos sempre enfatizar aos consumidores a importância de ler atentamente o rótulo e seguir as especificações de uso presente no rótulo dos produtos”, respondeu em comunicado a área responsável da Reckitt Hygiene Comercial.

Misturinhas mais seguras

Encontradas aos montes na internet, as misturinhas caseiras nem sempre se mostram eficazes e ainda podem causar acidentes, como intoxicação. Em tempos onde quem dá a dica mais diferente viraliza - e muitos só querem números -, a internet virou um enorme catálogo de dicas infalíveis para serem testadas.

O problema maior é quando envolvem produtos com formulações que impedem a combinação com qualquer outro aditivo químico. “Não recomendamos misturinhas caseiras, que na maioria das vezes, podem gerar substâncias prejudiciais à saúde, como gases tóxicos e demais substâncias, podendo causar irritações na pele e mucosas. Veja tem uma linha completa de produtos que podem ser usados em diferentes aplicações e superfícies. No nosso portfólio temos Veja Power Fusion, que traz a combinação do poder de Veja com misturinhas prontas, seguras e que trazem a praticidade que o consumidor merece”, pontuou a equipe composta por MKT, P&D e E-Commerce no comunicado.

A linha Veja Multiuso Power Fusion foi lançada em três versões: laranja, limão e coco e, mais recentemente, a marca apresentou ao mercado o Power Fusion com Bicarbonato + Álcool + Limão e Power Fusion com Cloro + Detergente + Eucalipto. “Com o lançamento do Veja Limpeza Pesada Power Fusion, temos a combinação do poder de Veja com misturinhas, trazendo funcionalidade, superioridade na limpeza do seu piso, e diversos outros benefícios”, reforçou.

Se as dicas da internet ajudam no desenvolvimento de produtos, será que poderia haver um lançamento de Veja para roupas, como tivemos Omo para pisos? Segundo a Reckitt Hygiene Comercial a resposta é não! “A linha Veja Power Action é a única linha de produtos Veja que pode ser usada para a lavagem e desinfecção de tecidos. Além disso, possuímos marcas específicas para a limpeza, remoção de manchas e higienização de tecidos, como Vanish”, concluiu.

Viralizar e estar pronto para as vendas

A maioria dos brasileiros (77%) são influenciados pelas redes sociais na hora de decidir o que comprar, segundo o Global Consumer Insights Survey 2018, da PwC. Na pesquisa, o Brasil está acima da média mundial em relação à influência das redes e, ainda, é o país que mais se preocupa com as mídias sociais.

Prever quando um viral vai chegar até sua marca não é possível, mas quando a empresa está pronta para responder a demanda, o furacão chega com menos impacto. Um cuidado que se deve ter é quanto a entrega do produto, de fato. Hit no Tiktok, o hidratante labial Carmed Fini esgotou nas farmácias, superando a meta anual em semanas. Enquanto na rede social só se falava dele, o produto sequer era achado nas lojas.

A demanda pelos três produtos com sabores das balas de gelatina da Fini - Beijo, Banana e Dentadura - foi dez vezes maior do que o esperado e o volume planejado para um ano de parceria já foi vendido em 20 dias. Atualmente o produto já é encontrado com facilidade, mas enquanto estava em alta nos trending topics e em falta, gerou gatilhos de escassez em muitos consumidores.

Fato semelhante aconteceu com a Granado, que teve a fragrância Époque Tropical esgotada em pouco tempo após uma resenha no TikTok. A empresa buscou atender aos pedidos que chegavam de repente e ainda apostou em continuar investindo em ações com influenciadores para divulgar o produto.

A ação paga não teve o retorno como na primeira viralização, que foi orgânica, mas serviu para a marca ficar mais atenta às conversas “O cliente pode ser impactado por muito tempo, porque ele vai buscar experimentação e a melhor ocasião para ele adquirir. Os gerentes nos passam os dados de itens que vieram por indicação de alguém, como o perfume que uma TikToker indicou – o Époque Tropical viralizou e esgotou recentemente”, explicou Higo Lopes, Gerente de Marketing na Granado Pharmácias durante o Clube Mundo do Marketing.

Saiba mais sobre a estratégia da Granado e como ela lidou com a viralização:

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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