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Mês do consumidor: Cinco estratégias de WhatsApp Marketing para impulsionar as vendas

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

20 de mar. de 2023

CATEGORIA

Negócios

Desde sua chegada, as redes sociais não pararam de crescer e de conquistar cada vez mais usuários ao redor do mundo. O Brasil, em especial, é um dos países que lideram os rankings de aderência a aplicativos de interações online. Para se ter uma ideia melhor, a nação está em primeiro lugar global na utilização do WhatsApp, com 99% de aderência entre internautas que utilizam apps de mensagens, de acordo com dados do Statista, plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores.A popularidade do aplicativo é tão grande que foi lançada a versão WhatsApp Business API, no intuito de auxiliar as empresas por meio de instrumentos adicionais. Por conseguinte, surgiram também novas estratégias de aproximação com o cliente, como o WhatsApp Marketing. “O termo se refere a qualquer atividade de marketing executada dentro do aplicativo, com o objetivo de criar uma relação direta com o consumidor, como a inserção de mensagens de atendimento automáticas e catálogos de produtos. Funciona de forma similar ao e-mail marketing, visto que é necessário ter a autorização prévia do usuário antes do primeiro contato”, explica Ronald Bragarbyk, Regional Director LATAM da CM.com, empresa holandesa de comércio conversacional (ConvComm). Neste sentido, o especialista separou cinco dicas valiosas para ajudar as empresas a tirar o máximo proveito do aplicativo e impulsionar as vendas no mês do consumidor:Comunicação automatizada com um chatbot Desde agosto de 2018, as empresas têm a possibilidade de utilizar o WhatsApp Business API, que viabiliza a integração do aplicativo de conversas com outras plataformas, como aquelas de uso de chatbots, por exemplo - que, potencialmente, tornam a empresa disponível ao cliente 24 horas por dia. O chatbot é um software que pode ser usado para Marketing Conversacional e atendimento ao cliente. O programa é alimentado por uma série de dados e instruções, idealizado para interagir com pessoas através de chats. A ferramenta oferece inúmeras vantagens para as empresas, pois reduz custos, diminui o tempo médio de resposta e automatiza diversas operações. Um chatbot é capaz de gerar leads, responder dúvidas, filtrar o atendimento para os setores corretos, fornecer informações, fazer sugestões de produtos, além de enviar alertas e notificações sobre pedidos ou entregas.  O bot também pode ser um instrumento de obtenção de feedback pós-venda, sendo assim, ele consegue acompanhar o cliente durante todas as etapas de sua jornada de compra, o que torna a experiência ainda melhor e a comunicação mais centralizada. Engajamento com o clienteUm ponto de entrada refere-se à forma como os clientes podem entrar em contato com uma marca. É possível linkar o aplicativo em várias plataformas diferentes, por meio de cliques que redirecionam os consumidores ao canal do WhatsApp. Para que a opção fique clara, botões com o título “clique para conversar” ou “fale conosco” podem ser integrados à websites, blogs ou mídias sociais. Ao clicar, o cliente abre a conversa automaticamente. Para engajar pessoas offline, as empresas também têm a opção de inserir QR Codes em materiais impressos, basta somente escanear o código com a câmera de um dispositivo móvel, que aparecerá a opção de iniciar uma conversa no aplicativo de mensagens. É importante ressaltar que com o WhatsApp Business API, a empresa ganha escalabilidade, visto que ele permite maior sequência de atendimentos simultâneos. Com a ferramenta, é possível criar comunicações personalizadas de atendimento, enquanto a equipe se concentra em atendimentos que demandam interação humana. Vale lembrar que quando o primeiro contato parte da empresa, é muito importante também ter o opt-in, ou seja, o consentimento do cliente para poder se comunicar via WhatsApp.Brand persona - comunicação mais humanizadaO WhatsApp é majoritariamente utilizado na comunicação entre amigos e familiares, o que torna a linguagem adotada nas conversas dentro do aplicativo mais pessoal e humana. Logo, é importante que as empresas se adaptem a este contexto e criem uma persona de marca para interagir com os clientes de maneira mais significativa. Para desenvolver esta persona, é necessário pensar nas características, atitudes e valores da empresa, e como tais atributos podem ser refletidos durante os diálogos. Em outras palavras, isto servirá como base no tom de voz empregado pela marca, seja por meio do atendimento humano ou automatizado. Aqui, para as brand personas mais descontraídas, vale utilizar gírias, expressões regionais, emojis, gifs e demais recursos adicionais. Tudo isso gera mais valor à conversa entre os clientes e a marca, visto que as pessoas preferem se comunicar com outras pessoas, e não com um negócio impessoal.Segmentação de público-alvoTer uma lista de contatos é essencial para potencializar a estratégia de vendas via WhatsApp. As interações dentro do aplicativo podem criar mais engajamento e resultar em mais conversões.  Mas como é possível obter o contato de uma pessoa que está visitando o website da marca? A resposta está na geração de leads. Para que isso aconteça, o visitante irá preencher um formulário com algumas informações pessoais em troca de algo que lhe chamou atenção, como um e-book gratuito ou um cupom de desconto.  Porém, é crucial destacar que o envio de mensagens proativas no aplicativo depende da autorização concedida pelos consumidores, conhecida por opt-in. Depois disto, por meio da segmentação de público, a empresa poderá enviar campanhas relevantes e fazer recomendações personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente. Personalização e conteúdo de valorUm grande erro cometido pelas empresas é restringir as mensagens enviadas no WhatsApp apenas a anúncios promocionais. Diante disto, o Marketing de Conteúdo pode ser um diferencial de valor na comunicação da marca dentro do aplicativo. Para enriquecer o tema das mensagens, é interessante pensar quais tipos de assunto se alinham à identidade da marca, ainda dentro de um contexto limite. Mensagens educativas, informativas e de entretenimento podem cativar e encantar ainda mais os clientes. No entanto, também é preciso se atentar ao tamanho dos recados enviados: quanto mais curtos e simples, maior a probabilidade de serem lidos. Além disso, a depender do perfil da empresa, adicionar recursos como imagens, gifs e emojis pode aumentar a atratividade das mensagens. Em suma, é notório que o WhatsApp Marketing traz diversos benefícios, como a aproximação com os clientes, maiores taxas de conversão, mais vendas e menor custo. Ronald finaliza com uma última dica, mas não menos importante: “Não se esqueça de determinar a frequência com que as mensagens serão enviadas. Tenha em mente que bombardear os contatos com anúncios diários pode se tornar algo incômodo. Mantenha um ritmo agradável para o cliente, e logo você verá os resultados positivos”. Leia também: WhatsApp é o principal canal usado por quem busca retorno de atendimento por empresas, aponta estudo da Elife

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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