Como um importante insight, agosto de 2024 trouxe um novo movimento estratégico para o mix de mídia no Brasil. Após um pico de 50% de investimentos voltados à conversão em julho, marcas reajustaram suas apostas para um mix mais equilibrado entre awareness (49%) e conversão (48%), segundo levantamento da Uncover. O comportamento é típico de períodos com forte apelo comercial, como o Dia dos Pais, que exigem maior presença de marca no início da jornada para impulsionar as vendas de itens presenteáveis.
Mesmo com um discreto crescimento da etapa de consideração (de 2% para 3% do mix), a retomada do awareness foi decisiva para gerar aumento de volume incremental em quase todas as estratégias analisadas. O ajuste, no entanto, teve efeito colateral: o ROAS (Retorno Sobre Investimento Publicitário) recuou para a maioria dos modelos. A exceção ficou por conta das estratégias full-funnel, que mantiveram estável sua contribuição de mídia e mostraram resiliência diante da variação de pesos no mix.

Entre os canais com melhor performance em volume incremental no mês, destacam-se Google Ads, Meta Ads, televisão, TikTok Ads e DV360. Já no ranking de ROAS, os líderes foram influenciadores, rádio, mídia programática, Meta Ads e Google Ads — evidenciando novamente a força das mídias digitais e de performance no cenário atual.
Com a chegada de setembro, historicamente marcado pela intensificação dos investimentos em conversão, o movimento de priorização do awareness em agosto mostra-se estratégico. Em um ambiente de alta competitividade e orçamentos enxutos, estratégias full-funnel seguem como as mais eficazes para garantir eficiência, retorno e sustentação dos resultados.
Leia também: Investimento em conversão supera awareness em julho
COMPARTILHAR ESSE POST







