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Mercado de chás comemora crescimento da categoria no Brasil

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

23 de mai. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Camomila, hortelã, carqueja, boldo, erva-doce e erva-mate. O Brasil possui uma biodiversidade que favorece uma variedade de plantas para o crescimento do mercado de chás. Aliado a isso, a população vem crescendo o consumo da bebida. O chá, inclusive, é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Com a crescente alta na preferência do consumidor brasileiro, o ele ganha destaque nos cardápios de casas especializadas e cada vez mais variedades de opções nas gôndolas de mercados.

A tradição milenar do consumo regular da infusão de ervas, frutas e flores ganhou complexidade, públicos e novas ocasiões de consumo. Hoje, a bebida vai para além da xícara, podendo ser consumida gelada, com ou sem vitaminas e minerais, por adultos ou crianças. A categoria alcança também um novo patamar, ganhando uma alta tendência para mixologia em drinks alcoólicos e não alcoólicos.

Não à toa, o mercado global de infusões teve um crescimento de 43% entre 2019 e 2023,  algo muito acima da média mundial, que gira em torno de 13%, de acordo com dados da empresa global de pesquisa Euromonitor International. No Brasil, segundo dados Nielsen, a categoria capturou um crescimento de 5% em valor.

Como afirmou Flávio Andrade, gerente de Trade Marketing da Leão Alimentos e Bebidas, muito mais do que uma simples bebida, o chá é uma opção versátil, podendo ser consumido gelado, frio, em drinks ou mesmo como base para coquetéis não alcoólicos para pessoas de qualquer idade, gêneros e ocasiões.

“Ainda temos muita oportunidade de desenvolver o consumo de chás no Brasil desmistificando o hábito de consumir a bebida apenas nos dias frios, ou para ajudar na recuperação de um resfriado, por exemplo. O chá oferece aconchego sim, mas também é uma bebida social. Por esse motivo, é preciso oferecer opções que estejam em linha com o que cada perfil de consumidor quer e procura, atendendo suas necessidades e aproximando também a bebida do público mais jovem, seja como, onde ou quando o consumidor quiser”, contou Flávio Andrade, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Jovens e mulheres na mira do mercado

Nos últimos anos, o varejo no geral tem passado por uma transformação impulsionada pela mudança de comportamento do consumidor, que agora busca experiências. Nesse sentido, a Leão identificou um desejo em ter mais opções de sabores além dos chás tradicionalmente conhecidos. Essa tendência se observa principalmente na nova geração, entre o público mais jovem.

Essa é a razão pela qual a marca apresenta anualmente novidades para o mercado, sempre pensando em oferecer versatilidade de sabores para diferentes ocasiões de consumo, em linha com o desejo e anseio específico de cada perfil de consumidor.

“O nosso último lançamento, que acaba de ser anunciado – a linha Preparo para Drinks – foram concebidos para serem opções saborosas no preparo de coquetéis alcoólicos e não alcoólicos, nos sabores morango com hortelã e pêssego. Buscamos inovar e atender a demanda das pessoas interessadas em mixologia, ou que buscam uma bebida refrescante, saborosa e requintada para os dias quentes”, contou Flávio.

Outro exemplo é o lançamento de 2023, voltado ao autocuidado feminino. São quatro infusões de ervas, frutas e especiarias, adicionadas de vitaminas e minerais que auxiliam na rotina de autocuidado feminino em diferentes fases da vida: tensão pré-menstrual (TPM), a menstruação, a amamentação e a menopausa.

“Temos o apoio de setores de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Análises, com pesquisas sobre os diferentes perfis de consumidores de chás – bem como o público potencial – para criar produtos saborosos e de excelência em qualidade, que propiciem experiências de consumo fluidas e consistentes”, explicou o gerente de Trade Marketing da Leão Alimentos e Bebidas.

As mulheres representam uma grande e importante parte do público da Leão, elas são importantes tomadoras de decisão no ponto de venda. No entanto, o consumo de chás vem aumentando anualmente no Brasil, o que amplia as opções de público. A marca oferece, por exemplo, infusões específicas para o público infantil, os Chás Leãozinho, bebidas frutadas sem adição de açúcares, cafeína e sódio, além dos vitamínicos.

Premium cresce como oportunidade

O chá, além de toda a versatilidade que oferece, também é uma escolha para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável, prático e de fácil adaptação à rotina diária. As infusões naturalmente contêm uma variedade de nutrientes e compostos bioativos que têm o potencial de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão, promover a hidratação do corpo e até mesmo ajudar a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, entre outros benefícios. Rico em antioxidantes e outros nutrientes, o chá contribui para a manutenção de uma boa saúde.

Além disso, o mercado de chás no Brasil está crescendo rapidamente, especialmente no segmento de chás premium, impulsionado por consumidores jovens e urbanos que buscam hábitos de vida mais saudáveis. Eles preferem bebidas de baixa caloria e sem conservantes, associadas ao relaxamento e bem-estar.

“Os chás aromatizados ou "blends", que combinam Camellia sinensis com frutas, ervas e especiarias são os mais demandados. Além dos blends clássicos, há uma crescente popularidade de sabores exóticos e frutados. Essa diversificação atende a tendências de funcionalidade, conveniência, saudabilidade e premiunização”, contou Sandra Yamadera - Diretora da Divisão Confectionery de Aurora Fine Brands, detentora da marca Ahmad Tea, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A busca do brasileiro por bebidas mais saudáveis, com baixo nível de calorias e sem açúcares, conservantes e corantes, pode ajudar a explicar esse crescimento, assim como a queda no interesse por refrigerantes nas prateleiras dos mercados. Para atrair quem olha para a bebida como uma indulgência, a Ahmad Tea organiza um chá da tarde e Masterclass especificamente adaptados para jornalistas e influenciadores.

“Este evento tem como objetivo principal “Inspirar o amor pelo chá”, onde educamos o público sobre as principais diferenças entre chá e infusão ao mesmo tempo que nos aprofundamos na nossa marca”, contou Sandra.

“A tendência de consumo de chás sugere que os brasileiros estão cada vez mais exigentes e desenvolvendo um paladar mais refinado dentro da categoria de chás, reconhecendo e apreciando as nuances de produtos de qualidade”, conclui a executiva.

Leia também: 6 dicas de social media para marcas do setor de bem-estar

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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