Dezembro de 2024 teve o maior share do ano para investimentos em meio de funil, que alcançaram 5% do mix, segundo o playbook Tendências mensais dos anunciantes, baseado em 48 modelos de MMM, da Uncover.
A análise mostra que a conversão seguiu como prioridade no mês, com 57% do que foi investido. O restante ficou dividido entre awareness (37%) e a fase de consideração (5%). Mesmo assim, esse foi o mês com melhor distribuição entre as três etapas do funil no segundo semestre.
O destaque foi o efeito que o meio teve sobre a rentabilidade. Após quatro meses de foco em performance – com queda contínua de ROAS –, o investimento em consideração interrompeu essa tendência. A contribuição de mídia também cresceu, mesmo com o share de awareness em baixa.
Entre as estratégias analisadas, quem investiu no topo do funil conseguiu o maior ROAS do mês: R$ 9,0. A estratégia full-funnel registrou R$ 7,4 de ROAS. Já o foco na base entregou R$ 3,6.

O estudo ainda destacou que os canais com alta incrementalidade em dezembro foram Google Ads, Meta Ads, TikTok Ads, televisão e DV360. Em ROAS, lideraram influenciadores, programática, rádio, TikTok Ads e OOH.
Segundo Daniel Guinezi, co-CEO da Uncover, a análise ao longo do ano mostra que o uso de mídias de consideração permanece baixo, mas o encerramento do ano trouxe como a alocação nessa etapa foi a chave para uma boa rentabilização. Isso reforça que, quando todas as fases recebem atenção, os números melhoram.
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