<p><strong>M&iacute;dia digital: Um novo conceito de comunica&ccedil;&atilde;o no ponto-de-venda</strong></p><p>*Jos&eacute; Roberto Spiegel</p><p>Pesquisa realizada nos Estados Unidos com consumidores de 1.124 mini mercados que possuem m&iacute;dias digitais revelou que 2/3 deles s&atilde;o influenciados por comerciais dentro das lojas.<em>1</em></p><p>A import&acirc;ncia do ponto-de-venda (PDV) vem sendo cada vez mais discutida entre os profissionais de marketing do mundo inteiro, pois &eacute; um forte canal de comunica&ccedil;&atilde;o com o consumidor, igualando-se &agrave;s outras m&iacute;dias. O merchandinsing dentro do estabelecimento incrementa as vendas e refor&ccedil;a a imagem de produtos e marcas. A vantagem &eacute; que, na loja, consumidor e produto est&atilde;o frente a frente. &Eacute; o momento da decis&atilde;o da compra.</p><p>Al&eacute;m disto, os h&aacute;bitos de consumo n&atilde;o s&atilde;o mais os mesmos. As pessoas n&atilde;o t&ecirc;m mais tempo para se divertir por causa da correria do dia-a-dia, o momento de compra se torna, ent&atilde;o, o momento de lazer. Acompanhando essa realidade novas ferramentas de merchandising, como a utiliza&ccedil;&atilde;o de m&iacute;dias digitais, est&atilde;o surgindo para atender essa nova demanda.</p><p>Para conquistar o consumidor &eacute; necess&aacute;rio cada vez mais surpreend&ecirc;-lo. Para isso &eacute; importante dar aten&ccedil;&atilde;o n&atilde;o s&oacute; &agrave;s vendas, mas principalmente &agrave; maneira de exposi&ccedil;&atilde;o dos produtos, promo&ccedil;&otilde;es, displays que chamem a aten&ccedil;&atilde;o, etc. Segundo pesquisas do POPAI realizado em 2005, o PDV representa 81% de influ&ecirc;ncia na decis&atilde;o de compra do consumidor, refor&ccedil;ando a sua import&acirc;ncia como um eficiente canal de comunica&ccedil;&atilde;o.</p><p>Um ambiente agrad&aacute;vel &eacute; outro fator importante, j&aacute; que os consumidores buscam uma experi&ecirc;ncia positiva da compra. Para isso, as mais variadas t&eacute;cnicas, que envolvam os sentidos e tornam o ambiente prop&iacute;cio para a compra/lazer, como locais perfumados, displays coloridos, m&uacute;sica ambiente, etc., vem surgindo.</p><p>Empresas norte-americanas, europ&eacute;ias e de outros pa&iacute;ses v&ecirc;m investindo no conceito de &ldquo;retailtainment&rdquo;, defendido por Regina Blessa no livro &ldquo;Merchandising no ponto-de-venda&rdquo;, que &eacute; levar publicidade e entretenimento para o ponto-de-venda atrav&eacute;s da aplica&ccedil;&atilde;o do conceito de Retail Digital Signage, monitores de LCD que comunicam produtos e servi&ccedil;os dentro do espa&ccedil;o do PDV.</p><p>No Brasil, a Q!m&iacute;dia &eacute; uma das empresas que trouxe este conceito. O novo ve&iacute;culo de m&iacute;dia digital foi chamado PDView. &Eacute; composto por 2 telas de LCD, destinadas &agrave; personaliza&ccedil;&atilde;o e distribui&ccedil;&atilde;o (em tempo real) de conte&uacute;do (informa&ccedil;&atilde;o e entretenimento) e an&uacute;ncios publicit&aacute;rios conforme o p&uacute;blico consumidor. Ele atende &agrave; demanda dos varejistas, aumentando a rotatividade dos produtos; dos anunciantes, promovendo marcas e produtos; e dos clientes, oferecendo bem-estar na hora da compra.</p><p>A rede de farm&aacute;cias QualiFarma e a Farm&aacute;cia do Leme j&aacute; contam com a m&iacute;dia no Rio de Janeiro. Em breve o PDView estar&aacute; nas lojas de conveni&ecirc;ncia AM/PM, dos postos Ipiranga, em&nbsp; capitais como Rio de janeiro, S&atilde;o Paulo e Porto Alegre.</p><p>A comunica&ccedil;&atilde;o com o PDView envolve diretamente tr&ecirc;s aspectos: o consumidor, o produto e o dinheiro. &Eacute; uma m&iacute;dia segmentada, com capacidade instant&acirc;nea de informa&ccedil;&atilde;o e versatilidade de inser&ccedil;&atilde;o publicit&aacute;ria, atuando como um complemento da televis&atilde;o.</p><p>Este &eacute; o caminho que se configura: a tecnologia trazendo benef&iacute;cios para todos: anunciantes, consumidores e varejistas. Satisfa&ccedil;&atilde;o para quem vende e quem compra.</p><p><em>1. </em>Pesquisa do Nielsen, encomendada pela empresa SignStorey e divulgada em 2006, sobre as cadeias de mini mercados Albertson&#39;s e Pathmark, que utilizam sua tecnologia de Digital Signage.</p><p>*Jos&eacute; Roberto Spiegel &ndash; diretor da Q!m&iacute;dia e Comunica&ccedil;&atilde;o, faz parte do Grupo de Trabalho sobre M&iacute;dia Digital do POPAI &ndash; Brasil. Contato: <a href="mailto:falecom@qmidia.com.br">falecom@qmidia.com.br</a></p><p><strong>Leia tamb&eacute;m</strong><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=209" target="_blank">Ponto de Venda est&aacute; no centro de debates</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=175" target="_blank">Merchandising como ferramenta estrat&eacute;gica</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=160" target="_blank">A embalagem e o sucesso de seu neg&oacute;cio</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=71" target="_blank">Comunica&ccedil;&atilde;o e marca no varejo: sair da superf&iacute;cie</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=118" target="_blank">Quando e como mudar a embalagem</a></p>
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