<p class="titulomateria">Marketing Promocional. Figurante ou ator?</p> <p>Por Edmundo de Almeida*</p> <p>Em pleno desenvolvimento global, convivendo com a comoditiza&ccedil;&atilde;o e a feroz concorr&ecirc;ncia mundial, chama-nos a aten&ccedil;&atilde;o a import&acirc;ncia cada vez maior dada ao empreendedorismo, por sua vez associado &agrave;s praticas da inova&ccedil;&atilde;o, fator essencial para o sucesso.</p> <p>Apesar das mudan&ccedil;as de cen&aacute;rio, caracterizadas por fatores econ&ocirc;micos, sociais e geopol&iacute;ticos, a inova&ccedil;&atilde;o est&aacute; saindo da ret&oacute;rica burocr&aacute;tica para a pr&aacute;tica, atrav&eacute;s de novas id&eacute;ias, de novas pr&aacute;ticas, de programas focados no desenvolvimento sustent&aacute;vel, desenvolvendo e internalizando as novas ferramentas da comunica&ccedil;&atilde;o.</p> <p>A mudan&ccedil;a reflete, acima de tudo, o compromisso das empresas com a revitaliza&ccedil;&atilde;o de processos. Novas id&eacute;ias, novos formatos de comunica&ccedil;&atilde;o, &eacute; a inova&ccedil;&atilde;o possibilitando a transforma&ccedil;&atilde;o radical das formas de comunica&ccedil;&atilde;o, destacando estrat&eacute;gias e capacidades criativas, antecipando se ao futuro com intelig&ecirc;ncia.</p> <p>Uma inova&ccedil;&atilde;o que s&oacute; &eacute; pertinente quando envolve id&eacute;ias capazes de recriar o futuro, ali&aacute;s, um futuro que j&aacute; come&ccedil;ou. Nessa busca pela inova&ccedil;&atilde;o s&oacute; n&atilde;o podemos esquecer o compromisso social, a import&acirc;ncia da figura humana. O esfor&ccedil;o inovador perde for&ccedil;a, quando a comunica&ccedil;&atilde;o e a busca de relacionamentos s&atilde;o negligenciadas, subestimando culturas e principalmente o lado humano.</p> <p>Para criar as bases de uma inova&ccedil;&atilde;o produtiva, &eacute; importante, acima de tudo, o compartilhamento coletivo, o compromisso, atrav&eacute;s de uma pir&acirc;mide de inova&ccedil;&atilde;o, convertendo conceitos em solu&ccedil;&otilde;es &uacute;teis. Uma estrat&eacute;gia que inclua incremento de avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos, do compartilhamento, de modelos que ajudem a contagiar, a otimizar a inova&ccedil;&atilde;o para toda a empresa, deixando todos mais preparados para as mudan&ccedil;as para as grandes revolu&ccedil;&otilde;es, flexibilizando processos e modelos de trabalho.</p> <p>Atentos aos grandes movimentos, &agrave;s necessidades do mercado, o Marketing Promocional n&atilde;o podia ficar indiferente, espectador coadjuvante, subalterno, condicionado a uma vis&atilde;o restrita das oportunidades.</p> <p>O momento chegou. O momento de refletir sobre as prioridades, sem subterf&uacute;gios, sem demagogias, sem olhar o pr&oacute;prio umbigo. Um momento de intera&ccedil;&atilde;o, sem bandeiras, sem muros, de pensar em un&iacute;ssono. Um momento de reconhecer a import&acirc;ncia estrat&eacute;gica de todas as atividades e ferramentas que comp&otilde;em o mercado da comunica&ccedil;&atilde;o. Um momento de valorizar a &uacute;nica hierarquia que temos que respeitar, a dos nossos clientes.</p> <p>Neste novo cen&aacute;rio, cada um tem uma nova responsabilidade, um novo aprendizado, um compromisso. No Marketing Promocional, a nossa forma de inovar &eacute; a contribui&ccedil;&atilde;o irrestrita, passando igualmente pela necessidade de compartilhar, de valorizar alian&ccedil;as e compet&ecirc;ncias, de reconhecer limites e de ser reconhecido.</p> <p>&Eacute; fundamental que o mercado compreenda que estamos todos juntos, no mesmo barco, como um sentimento comum de compromisso, de responsabilidade e, principalmente, de reconhecimento. Os nossos clientes agradecem, eles querem solu&ccedil;&otilde;es, formatos, inova&ccedil;&otilde;es, que os ajudem a viabilizar, a tornar realidade, um processo interativo, de compet&ecirc;ncias focadas num &uacute;nico objetivo: resultados.&nbsp;</p> <p>Um modelo que combine solu&ccedil;&otilde;es customizadas e integradas &agrave; marca, produtos e servi&ccedil;os, criando valor, oferecendo ferramentas focadas na motiva&ccedil;&atilde;o, na excel&ecirc;ncia do trabalho, na efici&ecirc;ncia, na produtividade, no resultado atrav&eacute;s de pessoas.</p> <p>Se esta &eacute; a nova bandeira, a nova realidade do mercado, estamos engajados. Apropriando-me das palavras de Rocha Azevedo, cito os seus coment&aacute;rios sobre a palestra de Eugene Lee - Estamos indo para a era do engajamento, &ldquo;hoje somente por interrup&ccedil;&atilde;o conseguimos nos comunicar com o consumidor&rdquo;.</p> <p>Para encerrar, gostaria de chamar a aten&ccedil;&atilde;o dos Senhores clientes, entidades de classe, ag&ecirc;ncias e profissionais. Todos est&atilde;o cientes e integrados, sem restri&ccedil;&otilde;es, dispostos a reinventar-se?&nbsp; Se isso for uma realidade: parab&eacute;ns. Realmente estamos mudando, estamos reinventando o futuro.&nbsp;&nbsp;</p> <p>Finalizando, n&atilde;o quero deixar de ressaltar que n&atilde;o posso falar em nome de uma classe, ali&aacute;s, n&atilde;o quero falar em nome de ningu&eacute;m, n&atilde;o tenho procura&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o quero esconder-me atr&aacute;s de considera&ccedil;&otilde;es coletivas, de fal&aacute;cias, de discursos, de movimentos po&eacute;ticos e acad&ecirc;micos.</p> <p>Devemos nos perguntar: fazemos parte do processo? Somos importantes, as nossas ferramentas s&atilde;o reconhecidas? O Marketing Promocional ocupa realmente o espa&ccedil;o que merece? <br />&nbsp; <br />Se isto j&aacute; &eacute; uma realidade, ent&atilde;o, temos que descontinuar pr&aacute;ticas comprovadamente comprometidas com modelos passados. Temos que exercer o nosso trabalho sem distin&ccedil;&otilde;es, sem pressupostos, compartilhando problemas e resultados como os nossos clientes, deixar de ser vistos como paliativo e fazer parte da solu&ccedil;&atilde;o. Temos que deixar de ser alternativa dentro do processo da comunica&ccedil;&atilde;o, deixar de ser figurantes no grande espet&aacute;culo do mercado.</p> <p>* Edmundo Monteiro de Almeida &eacute; publicit&aacute;rio, mestre em comunica&ccedil;&atilde;o e s&oacute;cio-diretor da Peoplemais, coligada ao HotShop Group, e Vice-Presidente de Desenvolvimento Setorial da Associa&ccedil;&atilde;o de Marketing Promocional.</p>
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