<p><strong>Marketing na era dos intenautas</strong></p><p>Por Alessandro Basile*</p><p>Thiago, 17 anos, pr&eacute;-vestibulando, classe m&eacute;dia, vive em uma grande metr&oacute;pole.&nbsp; Chega em casa, liga o computador, baixa e-mails, abre o MSN e acessa o Orkut. Coloca a TV na MTV, mas nem assiste, apenas ouve. Continua teclando e falando com pelo menos cinco pessoas ao mesmo tempo. Entra em seu blog e come&ccedil;a a descrever o que lhe vem &agrave; cabe&ccedil;a e que poder&aacute; ser lido apenas pelo &ldquo;o mundo&rdquo;. Em seu e-mail, recebe uma indica&ccedil;&atilde;o de um amigo para baixar algumas m&uacute;sicas no I-Tunes e, com apenas alguns cliques, baixa, paga e sai ouvindo em seu MP3. Ufa! Tudo isto, em no m&aacute;ximo, 20 minutos.</p><p>Bom, caro empres&aacute;rio, este talvez n&atilde;o seja o seu consumidor de hoje, mas ser&aacute; o de amanh&atilde;. Daqui alguns anos, Thiago estar&aacute; no mercado de trabalho e pode se tornar o novo cliente, consumidor ou at&eacute; principal concorrente. E o que voc&ecirc; e sua empresa est&atilde;o fazendo neste momento para atender, ou melhor, superar as expectativas deste futuro consumidor? A resposta n&atilde;o &eacute; t&atilde;o simples, por isso algumas dicas poder&atilde;o ajudar a sua empresa a planejar com mais efic&aacute;cia suas a&ccedil;&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o na era dos internautas.</p><p>Antes de qualquer coisa, &eacute; preciso entender o comportamento de compra de seu cliente no mundo on-line, seja ele pessoa f&iacute;sica ou jur&iacute;dica. &Eacute; tamb&eacute;m necess&aacute;rio planejar de que forma ocorrer&aacute; o relacionamento com seu cliente, se ser&aacute; via e-mails, blogs, newsletter eletr&ocirc;nicos, cat&aacute;logos on-line...&nbsp; Este plano dever&aacute; levar em conta seus objetivos empresariais. </p><p>Crie um posicionamento forte e atual para sua marca. Em outras palavras, defina a &ldquo;alma&rdquo; da sua marca que possa ser lembrada em poucas palavras. Lembre-se este novo consumidor &eacute; r&aacute;pido e din&acirc;mico. Crie ainda um discurso, de dez segundos, que reforce seu posicionamento e fortale&ccedil;a sua imagem perante seu p&uacute;blico. Ele dever&aacute; ser usado por toda equipe. Esse texto deve estar tamb&eacute;m em todas as suas comunica&ccedil;&otilde;es tanto, as on-line quanto as off-line.</p><p>Em toda sua comunica&ccedil;&atilde;o, mas principalmente, a on-line estimule o seu consumidor seja pessoa f&iacute;sica ou jur&iacute;dica a interagir com voc&ecirc;. Pe&ccedil;a para entrar em contato, emitir sugest&otilde;es, reclama&ccedil;&otilde;es, fazer um pedido e solicitar a visita de um representante. Mas o mais importante esteja preparado para responder rapidamente e evite a todo custo emitir uma resposta padr&atilde;o e automatizada, do tipo: &ldquo;seu contato &eacute; muito importante para n&oacute;s...&rdquo;</p><p>Comece analisar com mais aten&ccedil;&atilde;o os canais de comunica&ccedil;&atilde;o n&atilde;o-convencionais. Se voc&ecirc; tiver pleno conhecimento de como seu p&uacute;blico interage com a sua empresa, poder&aacute; utilizar meios que proporcionar&atilde;o resultados com melhor custo/benef&iacute;cio do que os meios convencionais.</p><p>Aprenda a vasculhar pela Internet, principalmente aquilo que muitas vezes voc&ecirc; considera &ldquo;lixo virtual&rdquo; no mundo empresarial, tais como Orkuts e blogs. Muitas informa&ccedil;&otilde;es contidas nessas p&aacute;ginas podem ser &uacute;teis ou prejudicais para o seu neg&oacute;cio. Muitas empresas j&aacute; possuem seus blogs e controlam de perto todas as informa&ccedil;&otilde;es que circulam pela Internet. Monitore.</p><p>Ou&ccedil;a, ou&ccedil;a, preste aten&ccedil;&atilde;o e procure compreender o que os jovens est&atilde;o dizendo e fazendo. N&atilde;o ache que &eacute; perda tempo. Voc&ecirc; querendo ou n&atilde;o esta &eacute; a era de internautas, que cresce criando novos padr&otilde;es de comportamento e consumo. E que ditar&atilde;o a forma como as empresas dever&atilde;o ser relacionar com seu p&uacute;blico daqui a poucos anos.</p><p>Analise suas experi&ecirc;ncias pessoais na WEB. A mais relevante leve para o trabalho. Todos n&oacute;s j&aacute; vivenciamos algum tipo de situa&ccedil;&atilde;o no mundo virtual que pode influenciar como a empresa dever&aacute; se comportar daqui para frente. </p><p>E por &uacute;ltimo e n&atilde;o menos importante, sempre que poss&iacute;vel esteja onde seu p&uacute;blico est&aacute;. Se o seu p&uacute;blico &eacute; jovem com grande probabilidade n&atilde;o est&aacute; mais assistindo TV &agrave; tarde, est&aacute; na frente do computador ou v&iacute;deo game. Ou ainda se seus concorrentes para facilitar a decis&atilde;o de consumo de um comprador est&atilde;o disponibilizando sites com com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico e cota&ccedil;&atilde;o on-line e sua empresa ainda faz cota&ccedil;&atilde;o somente via telefone est&aacute; mais do que na hora de mudar isto, n&atilde;o acha?</p><p>* Alessandro Basile &eacute; s&oacute;cio da AGMKT &ndash; Estrat&eacute;gia Empresarial &ndash;, publicit&aacute;rio, p&oacute;s-graduado em Comunica&ccedil;&atilde;o com Mercado pela ESPM, com especializa&ccedil;&atilde;o pela FGV e Consultor de Marketing para Pequenas e M&eacute;dias Empresas. Cale com ele pelo e-mail <a href="mailto:basile@agmkt.com.br">basile@agmkt.com.br</a>.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span> <br /><a href="http://www.agmkt.com.br" target="_blank">www.agmkt.com.br</a></p>
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