Com a transformação digital remodelando estratégias de negócios, temas como Marketing Local, gestão de reputação online e inovações em branding assumem papel central para o sucesso empresarial em 2025. Em meio à digitalização acelerada do consumidor, investir estrategicamente nunca foi tão crucial. Segundo o levantamento, 50,9% das empresas destinam entre 1% e 2% do faturamento ao Marketing digital, enquanto 17,5% alocam de 3% a 4%.
Dados da Gartner corroboram esse movimento, registrando um aumento no orçamento destinado ao setor, de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022. A busca por conveniência e a conectividade crescente destacam a importância do Marketing local. De acordo com Santiago Edo, CEO da Harmo, o comportamento do consumidor é fortemente influenciado pelas avaliações online durante a jornada de compra.
Nesse contexto, a gestão eficiente dos perfis no Google Perfil de Empresas se torna um diferencial competitivo, permitindo às marcas atrair mais clientes e se destacar nas buscas locais. “Empresas que investem na gestão de reputação antes de aplicar recursos em mídia paga obtêm melhores resultados. A loja que conquista o clique de ‘pedido de rota’ não é a que está no topo patrocinado, mas aquela com alta reputação — avaliações positivas, nota elevada e respostas personalizadas aos clientes”, ressalta Edo.
A integração de inteligência artificial na análise de feedbacks também é apontada como uma solução eficaz para identificar áreas críticas e aperfeiçoar operações. A prática não só eleva a satisfação dos consumidores como ajusta processos de forma estratégica.
“Focar na gestão de reputação online, usar IA para entender feedbacks em larga escala e tratar o Google Perfil de Empresas como ferramenta de aquisição, e não apenas como canal de relacionamento, são os pilares para melhorar as vendas e reduzir custos de aquisição de clientes”, conclui o CEO da Harmo.
Crescente demanda nas áreas de social media, audiovisual e branding
De acordo com Fabio Duran, CEO da 8D Hubify, o contexto atual do marketing digital destaca a crescente demanda por áreas como social media, produção audiovisual e branding, especialmente na gestão de perfis de C-level. "Além disso, o uso de canais conversacionais, como o WhatsApp, se destaca como uma estratégia eficaz para geração de leads e atendimento ao cliente, refletindo o aumento da presença de usuários nessa plataforma", ressalta Duran.
Projeções para o setor também indicam que, após um ano desafiador em 2024, espera-se um crescimento robusto em 2025, com estimativas superiores a 25% para empresas focadas em grandes contas. "Novas oportunidades de negócio estão surgindo, especialmente na estruturação e análise de dados, uma vez que as empresas buscam cada vez mais eficiência nas operações. Outro aspecto em destaque é a aplicação de inteligência artificial em Marketing e vendas, com um movimento crescente em direção à implementação prática dessas tecnologias", explica o CEO da 8D Hubify.
Compreender o conceito de Market Share é crucial para as empresas que buscam otimizar suas estratégias de Marketing. De acordo com Duran, essa métrica reflete a participação de vendas de uma empresa em relação ao total do mercado. Estudos indicam que um aumento de 10 pontos percentuais no Market Share pode resultar em um incremento de aproximadamente cinco pontos no ROI.
"É preciso que as empresas estejam atentas às transformações no Marketing digital, reconhecendo que a eficiência e a inovação são fundamentais para o sucesso. É preciso ter em mente que, o futuro do Marketing requer não apenas um aumento nos investimentos, mas uma abordagem mais estratégica e inteligente na alocação de recursos", afirma Fabio Duran.
Automação e uso de IA no Trade Marketing
Com o volume crescente de dados disponíveis no trade Marketing, a automação e o uso de inteligência artificial estão se tornando indispensáveis para otimizar operações e aumentar a eficiência. A automação permite que processos repetitivos e manuais sejam realizados com maior precisão e em menor tempo, liberando as equipes para focarem em atividades estratégicas. Já a IA oferece a capacidade de analisar grandes volumes de dados e gerar insights que guiam as tomadas de decisão com base em dados concretos.
Paulo H. Mueller, da Involves, empresa de tecnologia especializada em trade Marketing, aponta algumas tendências de automação e uso de inteligência artificial que devem se popularizar ainda mais ao longo do próximo ano:
Reconhecimento por imagem: uma aplicação crescente da IA é o reconhecimento por imagem, utilizado para monitorar a disposição dos produtos nas prateleiras, verificar a conformidade com os planogramas e identificar falhas de execução. Isso elimina a necessidade de auditorias manuais e fornece dados em tempo real sobre o PDV.
Automação da reposição de estoques: o uso de IA para prever demandas e automatizar a reposição de estoques com base em padrões de venda e consumo é uma tendência em expansão. Isso garante que os produtos estejam sempre disponíveis no ponto de venda e evita rupturas que prejudicam a experiência de compra.
Análise preditiva: a análise preditiva pode, por exemplo, identificar padrões de compras regionais e sazonais, permitindo às marcas ajustar suas promoções e campanhas com mais precisão.
Automatização de auditorias de campo: ferramentas que utilizam IA para realizar auditorias de campo automatizadas garantem que as empresas mantenham um alto nível de compliance com as estratégias de planograma, preços e promoção, sem a necessidade de deslocamento constante de equipes.
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