O Marketing está em alta em 2023 e deve continuar assim no curso da década. É o que indica a pesquisa Marketing Landscape - Panorama do Marketing no Brasil 2023, desenvolvida pelo Mundo do Marketing em parceria com FGV, Toluna, RD Station, V4 Company, Robert Half e Rock Content.
Para 71% dos 236 profissionais entrevistados para a pesquisa, nos últimos dois anos, o Marketing - bem como as ferramentas e estratégias sob a batuta do termo - ganhou relevância no seio empresarial. Durante o período, a ascensão da categoria foi acompanhada pelo aumento do investimento nos departamentos de Marketing, uma tendência que deve se expandir ainda mais nos próximos anos.
Entretanto, nem tudo são flores. Embora o Marketing ocupe um papel cada vez mais importante para a rotina operacional, boa parte das empresas brasileiras ainda não aplicam modelos modernos e bem-sucedidos de gestão de Marketing. “As empresas que obtêm melhores resultados são aquelas que aplicam modelos de gestão ágil, growth e data driven. Não tem como a gente deixar isso pra depois”, advertiu Bruno Mello, Fundador do Mundo do Marketing, durante a apresentação da pesquisa aos habitantes do Clube Mundo do Marketing.Marketing em evidência
Os profissionais entrevistados para a pesquisa compartilharam sua percepção sobre a relevância do Marketing, nos últimos anos, para as empresas nas quais atuam. 71,19% dos respondentes disseram que o Marketing ganhou mais relevância para as empresas, enquanto 22,88% afirmaram que a importância do setor continuou a mesma. Neste recorte, apenas 5,93% dos entrevistados acusaram perda de relevância para o setor no seio operacional.
Convidados a pensar no futuro, mais precisamente nos próximos dois anos, 81,36% dos profissionais acreditam que o Marketing ganhará ainda mais relevância. Para 16,95%, o setor manterá a relevância atual, e 1,69% dos respondentes preveem perda de relevância do Marketing para as empresas em que atuam.
Tanto a realidade quanto a tendência de aumento evidenciam novos tempos para o setor de Marketing no Brasil. “Há dez anos, o Marketing perdia relevância e perdia espaço em função da exigência por resultados. Agora, este espaço está sendo retomado, e a relevância vem crescendo novamente, principalmente em empresas digitais”, comenta Mello.
Relevância endossada pela verba
62% dos profissionais entrevistados pela pesquisa confirmaram o aumento da verba de Marketing nos últimos dois anos - o que coincide com o aumento da relevância do setor para as empresas nacionais. “Quando o Marketing cumpre suas funções e dá resultado, a tendência é que as empresas aumentem os investimentos”, observa o Fundador.
Na sequência, 19% dos respondentes declararam que a verba de Marketing foi mantida ao longo do período, enquanto 17% apontaram redução no investimento - o que indica que, nestas operações, a relevância do Marketing também diminuiu.
Seguindo a linha de tendências positivas para o futuro da área, 69% dos respondentes afirmam que a verba de Marketing irá aumentar em 2023, enquanto 22% afirmam que o investimento será o mesmo dos últimos dois anos. Apenas 8% afirmam que a verba de Marketing diminuirá.
Neste contexto, o Marketing Digital ocupa uma posição crucial nas planilhas de gastos empresariais. Segundo os profissionais entrevistados, a maioria das empresas (16%), investe na modalidade valores acima da casa dos R$ 30 mil mensais.
Outros 15% fazem investimentos que variam entre R$ 5 e 10 mil. “No Digital, o custo de aquisição é menor quando comparado a outros canais de aquisição, e isso atrai investimentos de empresas de todos os portes”, comenta Mello.
O dever de casa
Embora tenha identificado práticas e comportamentos promissores por parte das empresas, a pesquisa Marketing Landscape também aponta que as iniciativas de Marketing ainda precisam fazer o dever de casa quanto à adoção de modelos de gestão modernos para a categoria, como as metodologias de Marketing Ágil, Data Driven e Growth.
Perguntados sobre quando pretendem aplicar pelo menos uma destas metodologias, aproximadamente 44% dos entrevistados responderam que devem aplicar “em breve” - uma resposta que acende um preocupante sinal de alerta. “Metade das áreas de Marketing ainda não trabalham e não tem pretensão de trabalhar, pelo menos no curto prazo, com pelo menos uma das três metodologias, o que é bem alarmante, pois estar inserido nestes três modelos de gestão é uma urgência”, aponta Mello.
Para o Fundador, a aplicação do trio de metodologias está diretamente ligada à obtenção de resultados competitivos. “As empresas que obtêm os melhores resultados são aquelas que estão aplicando modelos de gestão ágil, growth e data driven. Não tem como deixar isso pra depois. As empresas devem, no mínimo, ter um planejamento a curto prazo. O ‘em breve’ deixa margem para que as operações ignorem a importância dessas metodologias”, conclui.
A pesquisa Marketing Landscape - Panorama do Marketing no Brasil 2023, trouxe dados e insights diversos. Durante a apresentação dos dados ao Clube Mundo do Marketing, Bruno Mello analisou as principais responsabilidades e expectativas conferidas ao Marketing do ponto de vista das empresas e profissionais que participaram da pesquisa.
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