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Marketing digital para pequenas empresas: quando vale a pena investir?

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

1 de jul. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

Vários proprietários de pequenas empresas se perguntam se já estão em um período de maturidade suficiente para começar esforços no âmbito do marketing digital. Realmente, essa é uma pergunta válida, mas, antes de questioná-la, é importante considerar quais são os pontos benéficos de um trabalho de marketing para esses negócios, colocando na balança os benefícios e custos deste serviço para avaliar se essa é, de fato, uma boa estratégia a ser seguida.

Um dos principais pontos de vantagem do marketing digital é a possibilidade de conseguir traçar uma estratégia que trabalhe com a otimização de investimento. Como o digital apresenta muitos tipos de ferramentas para os profissionais do ramo, é possível selecionar e filtrar canais que conseguem um bom trabalho mesmo com baixos orçamentos. Outro ponto a ser considerado é que, por conta do amplo leque de opções, uma empresa, além de não ficar refém de um único canal para prospecção de novos clientes, consegue, juntamente da agência ou assessoria, planejar os meios nos quais atuará para ter um melhor Retorno por Investimento (ROI), mesmo que comece investindo R$ 10,00 por dia.

Outro benefício que essa ação traz para esses negócios é o crescimento do número de leads advindos de canais digitais e, principalmente, de leads qualificados, o que, consequentemente, aumenta muito a chance de conversão para uma ou mais vendas. É necessário entender que trazer pessoas para a porta de entrada do local, como se fosse o trabalho de um Uber, é justamente o trabalho do marketing – porém, o que irá acontecer depois dependerá, principalmente, do grau de desenvolvimento da empresa, bem como de seus processos internos. Isso pode ser sentido muito bem através da porcentagem de clientes que se tornam fiéis à marca e compradores regulares.

Tendo esse crescimento de leads e levando em conta que o negócio está bem estruturado, isso permitirá que a maioria dos clientes consigam um ROI positivo. Por vezes, a falta de estruturação interna dos parceiros acaba não aguentando todo o fluxo de pessoas que são levadas às suas portas e, com isso, começam a surgir problemas como a impossibilidade de se fazer uma comunicação decente com todos os leads levados até ali, o que causa a desistência da compra ou contratação do serviço. Mas, aqui, falamos de uma empresa organizada.

Dentro do marketing digital e, principalmente, para pequenas empresas, já podemos utilizar estratégias interessantes como tráfego pago, inteligência de redes sociais, humanização de conteúdos, criação de conteúdo útil, tom de voz definido e comunicação que dialogue com a persona da marca, criação de LPs ou sites, parcerias com benefícios mútuos, SEO local, presença no Google Meu Negócio, utilização de micro influenciadores etc. O leque de estratégias não é curto.

Contudo, o que mais importa é quais dessas opções funcionam para o seu negócio em específico. Afinal, não adianta uma empresa do ramo de joias, como exemplo, fazer somente uma Landing Page quando, no caso, deveria ter um site de e-commerce ou, até mesmo, um site institucional; isso a depender do seu tamanho e receita.

Nesse sentido, não há dúvidas de que o marketing proporciona enormes benefícios para pequenas organizações. Contudo, é essencial ter claro em mente o fato que nem todas as estratégias são recomendadas para todos os tipos de serviços que são oferecidos por essas entidades. Na prática, isso irá variar de empresa para empresa,

Assim, a partir do momento em que o negócio consegue uma margem de lucro que já pode usar para contratar profissionais da área e tem seus processos estruturados, ele já está em uma maturidade onde o marketing pode auxiliar seu crescimento sustentável de maneira proveitosa.

*Renan Cardarello é CEO da iOBEE, Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.

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